Para a contratação de novos talentos para a sua empresa nem sempre é interessante procurar por fora dela. Venha conhecer as formas de como organizar o seu financiamento para a contratação de novos funcionários.
O recrutamento interno e a realização de capacitações podem ser uma ótima opção para empresas que buscam o candidato ideal para uma vaga, porém não possuem orçamento para buscar alguém de fora já . Por esta razão, gestores e empreendedores de um negócio devem sempre estar de olho nas habilidades de um funcionário e na capacidade de seu desenvolvimento dentro da organização.
Se deseja saber mais sobre as organizações que devem ser realizadas para contratar novos trabalhadores por meio do recrutamento interno, leia até o final e acesse o Blog Mundo Mídia.
O que é recrutamento interno?
O processo do recrutamento interno é voltado para a busca de talentos dentro da gama de colaboradores que já fazem parte da sua organização. Nesse sentido, considera-se que os funcionários da sua empresa apresentam a capacidade de preencher a vaga disponível de maneira ideal.
A promoção da organização de um recrutamento interno acontece de inúmeras formas, mas no geral, a equipe de Recursos Humanos (RH) ou de Gestão de Pessoas (GP) abre formalmente a vaga para o serviço e divulga inicialmente entre os colaboradores da empresa. A partir desse momento, os membros da equipe que desejam e se qualificam para prestar a esta vaga, prestarão um processo seletivo.
Outras formas de realizar esse recrutamento é através de indicações e de promoções de cargo
Quais são as vantagens de desenvolver um processo de recrutamento interno?
De forma semelhante aos outros métodos convencionais de contratação de colaboradores, o recrutamento interno oferece algumas vantagens para esses profissionais e para a empresa. Confira abaixo algumas das vantagens:
- Os candidatos à contratação podem conhecer o negócio e a cultura de contratação;
- Os custos de uma contratação interna é muito inferior aos gastos relacionados com a contração de um funcionário no mercado de trabalho;
- É garantido uma continuidade nas operações do seu negócio, já que os funcionários, apesar de mudarem de cargo, já conhecem o setor e a forma de realizar o serviço;
- Cria uma cultura de crescimento dentro da empresa;
- Promove a cultura de retenção de talentos dentro da sua empresa;
- Agiliza os processos de contratação de funcionários e incentiva busca por melhoramento na equipe;
- Constrói a ideia de plano de carreira.