Conheça as melhores ferramentas para melhorar a comunicação interna

comunicação interna (Fonte: Pixabay)
comunicação interna (Fonte: Pixabay)

Em qualquer local do mundo a comunicação é um fator de suma importância para a realização de tarefas e a boa convivência entre as pessoas. Venha conhecer as melhores ferramentas para melhorar a comunicação interna da sua empresa.

A definição básica de comunicação é a de que ela se trata de uma transmissão de informações significativas entre a pessoa que emite e a pessoa que recebe e interpreta essa mensagem. Além disso, ela se divide em tipos, sendo eles: verbal, não verbal, escrita e visual. Independente de qual o tipo que for utilizado, deve-se ter em mente que, a fim de evitar más interpretações, essa comunicação deve ser assertiva, ou seja, sem ser desrespeitoso ou agressivo ao se expressar.

Com esses conceitos em mente, podemos explorar melhor quais as melhores ferramentas para melhorar a comunicação interna do seu negócio. Leia até o final do artigo para saber mais e acesse o Blog Mundo Mídia.

O que é comunicação interna?

Muito importante para a garantia de um negócio efetivo organizacionalmente, já que é uma ferramenta extremamente útil para o alinhamento de ideias, ações e comportamentos, a comunicação efetiva pode ser definida como o elemento responsável pelo relacionamento entre membros e a empresa.

Dentro do ambiente corporativo, atua servindo como ponte entre o compartilhamento de informações importantes,alinhamento das demandas e interesses da organização. A equipe responsável por avaliar a qualidade da comunicação interna e propor alterações necessárias é a de gestão de pessoas e a de recursos humanos.

Quais as principais ferramentas para a melhora da comunicação interna de uma empresa?

Como fora exposto anteriormente, canais de comunicação são essenciais para o desenvolvimento de um ambiente saudável dentro do seu negócio. Por este motivo, existe a necessidade de utilizar ferramentas capazes de auxiliar neste processo comunicativo, fazendo uso da tecnologia como uma vantagem para atingir as soluções práticas e rápidas, tanto no ambiente corporativo quanto no home office.

Abaixo, segue a lista das principais ferramentas tecnológicas que podem ser utilizadas para melhoria da comunicação interna da sua empresa:

  • Intranet
  • Rede social corporativa
  • Aplicativo do Recursos Humanos/Gestão de Pessoas e do colaborador
  • Mural de Recados
  • Manual do Colaborador
  • Email ou Newsletter
  • Reuniões e eventos por videoconferência
  • Caixa de sugestões

Vale ressaltar que na hora de escolher alguma destas ferramentas listadas acima, é muito importante analisar quais as características dos seus colaboradores e escolher a que faz mais sentido dentro do seu contexto.