Conheça 5 estratégias para gerir conflitos na sua empresa

gestão de pessoas (Fonte: Pixabay)
gestão de pessoas (Fonte: Pixabay)

Todo e qualquer lugar que trabalhe com pessoas pode, de vez em quando, passar por momentos conflituosos entre seus colaboradores. Venha conhecer essas 5 dicas que trouxemos para a gestão de conflitos dentro do seu negócio.

A gestão de pessoas é responsável por diversas áreas de uma empresa, desde a contratação de novos funcionários até a manutenção das boas relações entre os membros efetivos da equipe. Vale lembrar que o conflito de ideias pode ser sim favorável para a empresa, porém deve ser muito bem administrado para evitar desentendimentos.

Leia até o final do artigo para saber mais sobre a resolução de conflitos e acesse o Blog Mundo Mídia para conhecer.

Identifique novas oportunidades e ideias

O conflito entre os membros da sua equipe pode estar relacionado com o desacordo entre as ideias sobre algum projeto. É importante adotar uma postura diferente para que, além de acalmar os nervos de quem está envolvido, observar se dentro das falas deles não está uma ideia nova que consiga gerar oportunidades novas dentro dos serviços.

Desenvolva a cultura dos feedbacks dentro do seu negócio

Para o desenvolvimento de uma equipe que apresenta posicionamentos saudáveis entre si, é preciso incentivar a comunicação efetiva e transparente entre todos os membros. Para tal, a utilização dos feedbacks pode ser responsável pela geração deste espaço seguro em que os membros podem trazer críticas, sugestões e elogios para cada um dos membros.

Esse diálogo honesto aumenta o sentimento de valorização de cada um dos participantes, além de beneficiar no envolvimento e na confiança entre cada um deles.

Faça uso da sua proatividade, evitando conclusões precipitadas

Quando observar atitudes de sentido conflituoso entre os membros da equipe, tome uma ação rápida para que o conflito não se tensione. Entretanto, ser rápido não tira a necessidade de ser assertivo.

Por isso, é importante que o gestor busque entender o que aconteceu ouvindo cada uma das partes envolvidas, sem deixar com que os relacionamentos interpessoais o influencie, e tome decisões capazes de beneficiar a equipe como um todo. É importante medir as palavras e solucionar o que foi a causa principal do desentendimento.

O gerenciamento de conflito deve ser presencial, nada de emails ou whatsapp

Para um melhor entendimento do que está sendo discutido, é imprescindível que a conversa com os membros seja presencialmente e privada. 

Não é interessante solucionar esse tipo de conflito por meio de mensagens de whatsapp, emails ou qualquer outra rede social, principalmente porque não se pode compreender corretamente o tom das falas por uma mensagem. E essa falta de assertividade pode piorar as relações e o problema inicial.