Inteligência artificial no marketing digital: principais aplicações

Inteligência artificial no marketing digital - Fonte: Pixabay

Atualmente os termos inteligência artificial e aprendizado de máquinas estão em alta, sendo que suas aplicações podem ser vistas em praticamente todas as áreas. As vantagens são inúmeras e permitem que problemas complexos sejam resolvidos em instantes por softwares e computadores, assim como permitem um trabalho mais eficiente dentro das empresas. E as aplicações dessa nova tecnologia no marketing digital tem aumentado cada vez mais. Confira a seguir algumas das principais aplicações da inteligência artificial no marketing digital nos dias de hoje. 

Qualificação de leads 

O marketing digital conta com diversos indicadores que auxiliam nas análises e permite avaliações mais profundas do que realmente traz retorno para empresa e do que não funciona tão bem assim. Uma das métricas mais importantes é a qualificação de leads, ou seja, pessoas que se tornam clientes. E a inteligência artificial pode ajudar justamente dando previsões cada vez mais precisas do número de pessoas que podem se tornam clientes por meio de dados on-line. Isso auxilia também na caracterização e construção do perfil ideal de consumidor da empresa.  

Mídia paga  

Para quem utiliza redes sociais é notável como cada vez mais as promoções pagas estão se tornando personalizadas para o seu gosto, se tornando mais atrativas. E isso é justamente devido ao uso de aprendizado de máquina nos algoritmos dessas plataformas. Ou seja, a inteligência artificial ajuda a produzir anúncios cada vez mais personalizados para cada pessoa. Isso é possível pela combinação de informações on-line do consumidor, como sites que ele mais visita e o que ele interage, com as informações que a empresa fornece para vende seu produto.   

Chatbots 

Os chatbots já são utilizados por diversas empresas e conseguem garantir um atendimento mais rápido e sem perder a qualidade. E a base do seu funcionamento é justamente o aprendizado de máquina, em que quanto mais ele é utilizado melhor ele consegue responder as perguntas dos clientes, melhorando ao longo do tempo. Assim, os clientes conseguem resolver dúvidas básicas em qualquer horário e os atendentes conseguem dar atenção apenas ao que realmente é necessário, otimizando o atendimento.  

Marketing de conteúdo 

A inteligência artificial permite analisar uma quantidade grande de dados em questão de segundos, além de entregar análises com atualizações em tempo real. Isso permite que a empresa produza conteúdos cada vez mais assertivos com base no que apresenta maior retorno, mais acessos, comentários e outros engajamentos. Assim, os conteúdos produzidos apresentam maiores chances de impactar o público de interesse e aumentar o número de vendas indiretamente.