3 dicas infalíveis para fazer o seu fluxo de caixa funcionar

Você sabia que a falta de um controle maior sobre o fluxo de caixa prejudica a sua empresa a curto prazo? Qualquer atraso relacionado a pagamentos ou acerto de credores pode afetar profundamente a saúde organizacional, com reflexos imediatos no próprio negócio.

Por isso, é preciso se atentar à gestão financeira de um empreendimento para evitar maiores transtornos no futuro. Pensando nisso, nesta publicação trazemos três dicas infalíveis para a elaboração de um fluxo de caixa que funciona de verdade e garante, assim, a sobrevivência do seu negócio:

Atente-se às entradas

As entradas são em suma todo o dinheiro que a empresa recebe, seja a partir de vendas, credores ou retornos sobre investimentos. Logo, não são apenas as vendas que devem entrar nessa computação: qualquer tipo de lucro ou compensação monetária, obtida oficialmente, deve ser inclusa nessa seção. E claro: nunca se deve deixar de incluir a origem de cada valor, como ele foi pago e também a data do recebimento.

As saídas são igualmente importantes  

Assim como as entradas, controlar as saídas de dinheiro é fundamental para que o seu fluxo de caixa seja bem-sucedido. Elas estão relacionadas às despesas rotineiras que uma empresa tem. Dentre elas, está o pagamento do salário dos funcionários, o repasse aos fornecedores, contas de luz e água, internet, etc. Assim como, naturalmente, os chamados “custos variáveis”: aquelas despesas emergenciais que dependem do volume de produção e/ou vendas em um determinado período.

Apoie-se na tecnologia

É muito mais fácil ter um fluxo de caixa verdadeiramente funcional quando lançamos mão de tecnologias que ajudam a facilitar a rotina do empreendedor. Com o Nuvem Gestor, software de gestão on-line, você não precisa sequer recorrer às temidas planilhas e arriscar cometer erros na inserção de valores.

Para conhecer mais sobre e descobrir outros benefícios financeiros que você pode ter com essa ferramenta, basta clicar neste link e cadastrar-se gratuitamente ainda hoje.