A motivação do colaborador pode gerar mais lucro para o seu negócio?

aumento de lucro

Os empreendimentos, no geral, são formados e mantidos por 2 elementos de extrema importância para que ele continue na ativa: a motivação no trabalho e o consequente lucro.

O lucro, como sabemos, é o que impulsiona todo negócio, pois através dele se tem um balanço de como está indo o empreendimento no mercado, bem como aparecem as oportunidades de maiores investimentos e expansão, além de quem ele garante uma segurança financeira.

Já o quesito de motivação, esse é um pouco mais de difícil definição. A motivação no trabalho geralmente envolve o nível de satisfação dos trabalhadores em relação ao ambiente, ao reconhecimento tido de acordo com seu desempenho, e também diz respeito ao retorno financeiro.

Veremos a seguir alguns pontos que podem interferir no que toca à relação entre motivação no trabalho e lucros empresariais.

A relação de motivação no trabalho e lucro

No mercado são comuns algumas situações em que a gestão coloca o lucro do negócio como prioridade, e deixa todo o restante em segundo plano. No entanto, tudo em uma empresa é de extrema importância que seja levado em consideração, nos mínimos detalhes, pois se uma parte do negócio não vai bem, as outras partes podem se comprometer também.

Especialistas apontam que equipes motivadas são muito mais produtivas, e isso reflete diretamente no funcionamento e lucro gerado pelo empreendimento. Isso aponta alguns caminhos interessantes para se considerar:

  • Valorizar colaboradores

O capital humano é, atualmente, um fator muito importante para a produção ir bem. Antes, essa mão de obra era vista como substituível, hoje em dia os colaboradores são considerados a força motriz para que um negócio alcance sucesso.

  • Satisfação dos colaboradores

A alta produtividade é sinônimo de motivação no trabalho. Isso se dá devido à sensação de realização do colaborador. Um trabalhador feliz e satisfeito no seu cargo, tende a realizar com mais emprenho suas funções, e quanto mais ele se sente bem desempenhando sua função, a produção aumenta juntamente com a qualidade.

  • Manutenção dos postos de trabalho

O índice turnover mensura a quantidade de colaboradores que deixaram a empresa para que sejam substituídos. A partir do momento em que muitos postos de trabalhos são deixados, a empresa poderá ter vários déficits e acabar em prejuízos, pois a contratação exige seleção, recrutamento, treinamento, e isso tudo gera custos que poderiam ser evitados com frequência.

Portanto, também nesse sentido a motivação entra como um elemento que poderia evitar que colaboradores deixem seus cargos, evitando despesas desnecessárias para a empresa.

  • Organização no trabalho

Um ambiente de trabalho desorganizado e cheio de falhas na logística pode atrapalhar no desempenho e motivação dos colaboradores. Para tanto, a organização e controle é sempre importante para que uma ordem interna seja mantida. Nesse sentido, indicamos o Nuvem Gestor, um sistema de controle e gerenciamento administrativo que fará a diferença e muitas melhorias no seu empreendimento em vários sentidos, inclusive na comunicação interna com seus colaboradores.