3 formas de manter os colaboradores muito motivados

Trabalhar a motivação dos seus funcionários pode não ser uma tarefa fácil.

Motivação da equipe - Fonte: Pixabay
Motivação da equipe - Fonte: Pixabay

Um dos principais pilares da gestão de pessoas nas empresas é garantir que seus funcionários sintam-se motivados. Isso irá refletir nos resultados que o seu negócio vai alcançar. 

Mas, como tudo que envolve gestão de pessoas, trabalhar a motivação pode não ser uma tarefa fácil. Uma administração eficiente dos colaboradores envolve colocar eles como parte da equipe e existem algumas formas de fazer isso. 

Aqui, apresentamos para você algumas dicas de gestão de pessoas, para que você possa manter seus funcionários motivados e alcançar melhores resultados no ramo da sua empresa. Confira!

Importância da motivação

Trabalhar com pessoas envolve sempre a possibilidade de ter funcionários insatisfeitos. Isso porque é inerente do ser humano se sentir incomodado com situações, principalmente em um ambiente com mais pessoas. 

Relacionamentos interpessoais não são fáceis, e eles podem afetar muito a produtividade dos seus funcionários, melhorando ou piorando-a. Por isso, uma das maneiras de você amenizar os problemas relacionados ao trabalho é através da motivação. 

Já é comprovado que profissionais que se sentem motivados são mais produtivos e se adaptam melhor ao trabalho. Da mesma forma que, profissionais insatisfeitos e não motivados, não têm vontade de seguir os objetivos da empresa. 

É essencial que você, como empreendedor, esteja disposto a enfrentar os fatores que afetam a motivação dos seus colaboradores. E esse esforço pode ser feito com três ações simples. 

1. Conhecer seus funcionários

Não existe nada melhor do que sentir que somos reconhecidos por outra pessoa. Assim acontece também com os trabalhadores. É importante que haja uma relação interpessoal bem estabelecida. 

Além disso, ter consciência das expectativas de trabalho de cada um dos seus funcionários faz com que você encontre soluções para atender estas expectativas, dentro do possível. Só não vale prometer e não cumprir. 

Um excelente momento para conhecer seus funcionários é durante a entrevista de emprego. Mas existem outros momentos, como confraternizações, horário do café e outros que você pode usar para conversas com seus colaboradores de maneira mais descontraída. 

2. Fornecer feedback retroativo

Essa estratégia já é bastante utilizada no meio empresarial. O feedback retroativo nada mais é do que fornecer um espaço para que você possa avaliar o desempenho do seu colaborador, mas que ele pode fazer o mesmo em relação a empresa. 

Nesse feedback você consegue identificar pontos deficientes na sua empresa e que estão atrapalhando a motivação dos seus funcionários. Além disso, o trabalhador se sente acolhido e no mesmo nível de responsabilidade que você.

3. Reconhecer o esforço

Muitas vezes, acreditamos que por estarmos pagando determinado salário nosso funcionário deve cumprir com suas obrigações e ponto. Mas não reconhecer os esforços do nosso colaborador no dia a dia desmotiva ele a continuar se esforçando. 

E esse reconhecimento pode vir de maneira simples, como um elogio por uma boa tarefa, uma gratificação, uma lembrança de datas comemorativas e quem sabe uma recompensa financeira. 

O que você achou deste conteúdo? Confira este e outros no blog mundo mídia!