As melhores ideias para quem quer começar no empreendedorismo social

Empreendedorismo social - Fonte: Pexels

O empreendedorismo social, diferente de ONGs e organizações sem fins lucrativos, são realizados por empresas que buscam lucro. No caso, o sustento da empresa não é baseado em atividades sociais, mas mesmo assim a mesma pratica o empreendedorismo social como parte de suas ações. Esse tipo de empreendedorismo traz diversos benefícios como visibilidade, confiança, destaque e também reafirma os valores da empresa. Confira a seguir algumas ideias de ações sociais em que empresas podem praticar o empreendedorismo social.  

Saneamento básico e infraestrutura 

Uma forma de empreendedorismo social que traz um grande benefício para a sociedade é o aplicado em saneamento básico e infraestrutura. Algo em falta tanto em grandes como em pequenas cidades. Isso porque, no Brasil, muitas pessoas ainda não têm acesso a saneamento básico e sofrem com a pobre infraestrutura das periferias. 

Agricultura 

Para quem atua no ramo da agricultura, investir em capacitação de pessoas para trabalhar na área pode ser colocado como uma ação social. No caso, são realizadas atividades em cidades interioranas para a formação de jovens adultos para trabalharem nesse ramo e saberem como atuar perante o mercado. Isso traz um retorno tanto para a sociedade quanto para as empresas, que podem vir a usufruir disso no futuro.  

Cultura 

Investimento em museus, cinemas, espaços culturais, bibliotecas, festivais, locais históricos e revitalização de marcos pode ser uma ótima ideia de ação social como empresa. Afinal, a cultura de um lugar é uma referência para turismo e também aprendizado. E é algo que pode ser encontrado em todas as cidades do Brasil e sempre necessita de manutenção e cuidado.  

Educação 

Cursos, técnicos e treinamentos são essenciais para a capacitação de novos profissionais. Ações que envolvam a educação agregam para o conhecimento geral e também para que jovens conheçam as empresas mais de perto e entendam o que precisam para trabalhar nas mesmas. Além disso, podem ser feitos investimentos estruturais, em que são construídas escolas em regiões mais distantes da capital ou que sofrem com a falta de escolas e bibliotecas.  

Meio Ambiente 

As ações sociais podem começar de dentro da própria empresa, por exemplo, fazendo reciclagem de produtos e tentando diminuir o impacto ao meio ambiente. Assim, utilizar iniciativas que ajudem o meio ambiente e reduzem produção de lixo desnecessários é uma ótima forma de realizar o empreendedorismo social.  

Saúde 

Por fim, a saúde sempre precisa de investimentos. Afinal, existem diversas pessoas que ainda tem pouco acesso a médicos, enfermeiros e cuidados básicos de saúde. Realizar atividades nessa área mostra a preocupação da empresa com a sociedade e com o acesso que todos devem ter à saúde.