Fator Multiplicador de Lucratividade

O que é e como aplicar na sua empresa

Algumas pessoas acreditam que quanto mais clientes, melhor para a empresa. Mas a verdade é que nem sempre isso significa mais faturamento. Quando o assunto é lucratividade, é importante estabelecer uma margem fixa do quanto você pretende lucrar. A partir dessa definição é necessário traçar estratégias para alcançá-la. E é nesse ponto que a maioria das empresas se equivocam, porque elas acreditam que devem aumentar o time de vendas, para conquistar mais clientes.

Claro que se você aumentar seu time de vendas, você conquistará mais clientes. Porém, você também terá mais gastos com equipe, ligações e custos operacionais. Você corre o risco de ter a mesma quantidade de lucro que antes, ou até menos lucro. Caso aumente, provavelmente, será uma margem muito baixa.

Portanto, para multiplicar mesmo o seu lucro, é preciso avaliar 3 fatores:

  • Atrair pessoas para seu negócio;
  • Convertê-las para clientes;
  • Reduzir os custos operacionais da sua empresa.

Você deve estar se perguntando como conseguir atrair pessoas reduzindo os custos operacionais. Hoje em dia, existem várias estratégias de marketing digital para isso. Se você tem interesse, vale a pena conferir nossa seção de assuntos sobre marketing digital aqui no site.

Essa estratégia é a longo prazo, mas acreditamos que é possível aumentar seu lucro em até 12x só reduzindo os gastos operacionais. Esse sim é o principal fator de lucratividade.

Uma prática que você precisa adquirir é controlar de forma assídua e fiel o  seu fluxo de caixa e a própria margem de lucro. Os sistemas de gerenciamento podem te ajudar nessa questão. Esses softwares emitem relatórios de contas a pagar, contas a receber, valor em estoque, fluxo de caixa, balanço financeiro e outras ferramentas que ajudam a gerenciar as suas finanças e potencializar seus lucros.

Porém, se você deseja aumentar seu lucro, mas sem reduzir despesas, esse texto aqui é para você.

Nuvemgestor