Como fazer investimentos na bolsa de valores

Bolsa de Valores - Fonte: Pexels

Quem nunca ouviu falar da bolsa de valores, não é mesmo? E apesar de não ser a primeira opção a se pensar geralmente, investir nela pode ser uma ótima ideia. Por isso, confira a seguir o que são ações e como investir na bolsa de valores. 

O que são ações? 

Antes de saber como investir na bolsa de valores é importante conhecer algumas características dela, como as ações. Uma ação se refere a uma porcentagem de uma empresa que pode ser negociada na bolsa de valores. Ou seja, empresas que estão começando e precisam de investimento, podem vender parte dela como ações para obter recursos e assim conseguir crescer. Por conta de quase sempre serem empresas novas, essas aplicações são consideradas de alto risco. E quanto maior o risco mais barato será o valor da ação, já para empresas que já estão abertas, por terem um risco menor, o valor da ação será bem maior.   

Essas negociações de ações também são feitas para ganhos financeiros a partir da distribuição dos lucros da empresa. Em outras palavras, o lucro obtido por ela será distribuído entre todos os acionistas de acordo com a porcentagem que cada um têm. Por exemplo, quem tiver 1% das ações receberá essa proporção dos lucros obtidos.  

O que é a bolsa de valores? 

A bolsa de valores é o registro dessas compras e vendas de ações, sendo a entidade que fiscaliza e mantém o ambiente de negociações válido e seguro. Ainda existem diversas bolsas de valores, sendo que cada mercado possui a sua, de forma que um mesmo país pode ter mais de uma bolsa de valores. No Brasil, temos uma que concentra quase todo o mercado chamado B3 (Brasil, Bolsa, Balcão). 

Como investir na bolsa de valores? 

Por fim, para poder investir na bolsa de valores é preciso ter uma corretora de valores que faça o intermédio entre as negociações. Após escolher e criar uma conta em uma corretora de valores, deverá ser feito um depósito financeiro. Com isso, o corretor responsável pela conta irá realizar as operações na bolsa em um sistema conectado com o mercado de ações. Nele será registrado ordens de compra e vendas, e quando a proposta do comprador for a mesmo da venda, o negócio é fechado.  

Por necessitar de um corretor como intermediário, poderá ser cobrada uma certa taxa para poder fazer os investimentos na bolsa de valores, isso irá variar de corretora para corretora. Além disso, taxas também são cobradas a cada negociação realizada na bolsa. A B3 no Brasil também possui uma taxa para guardar os ativos até a negociação ser finalizada.