Como empreender com o TikTok

Aplicativo TikTok - Fonte: Unsplash

As redes sociais já não são procuradas apenas para lazer, agora elas já são vistas como uma das grandes portas para negócios que desejam ganhar visibilidade e trazer uma maior conexão entre as empresas e seus clientes. E agora a rede social da vez é o TikTok, sendo o aplicativo mais baixado de 2020. Segundo a We are Social e Hootsuite mais de 45% dos usuários virtuais já estão na plataforma, atraindo cada vez mais pessoas com sua dinâmica diferente e cativante. Através de vídeos curtos, que já estão até no Instagram, essa rede social tem seu público principal entre 18 e 49 anos.

E da mesma forma que outras redes sociais já se estabeleceram no mundo dos negócios, o TikTok traz outra oportunidade para empreender. Com o crescimento gigantesco dessa rede social, empreendedores podem utilizar esse grande sucesso para apresentar sua marca a novos consumidores e expandir sua visibilidade.

Vídeos e Reels

O TikTok funciona a base de pequenos vídeos com mensagens rápidas, o que pode ser uma ótima maneira de divulgar produtos e serviços, e até mesmo chamar novos clientes para outros canais de divulgação, como Facebook e Instagram. Conforme uma pesquisa realizada pela Opinion Box, empresas que estão aderindo à nova mídia social têm sido bem recebidas pelo público, sendo que mais de 55% dos usuários brasileiros seguem alguma marca no aplicativo e em torno de 70% acreditam que isso pode aproximar as empresas de seus clientes.

O dinamismo da plataforma permite que diferentes abordagens sejam feitas, podendo ser personalizado para cada segmento do mercado. Empresas de beleza e moda são umas das que mais vem se destacando, atingindo um grande público com viralizações de vídeos que podem chegar a milhões de visualizações em algumas horas.

Como empreender com o TikTok

A seguir confira algumas dicas para se destacar no TikTok e utilizá-lo como ferramenta de divulgação e vendas para o seu negócio.

Seja autêntico

Tente mostrar o que o seu produto ou serviço traz de novo, para isso mostre um pouco da produção dele, do processo que ele passa até chegar nas mãos dos clientes. E lembre-se que pessoas se conectam com pessoas.  

Use e abuse das trends

Saiba o que está na moda, qual música todos estão usando, o que está fazendo sucesso na plataforma no momento. Aproveite as trends para divulgar seu negócio e entrar na brincadeira.

Poste regularmente

Ter frequência nas postagens pode ajudar a sua marca a alcançar mais pessoas. Faça com que o marketing tenha um planejamento e divulgue isso com os seguidores e em diferentes canais. Chame quem já segue sua marca no Instagram para te seguir no TikTok, e vice-versa.

Influenciadores são sempre uma boa alternativa

Por fim, usar influenciadores pode ser uma ótima saída para conseguir mais visibilidade na plataforma. Afinal, eles já possuem muitos seguidores, que sempre querem recomendações e saber o que os famosos estão usando. Portanto, essa é uma boa opção para aumentar a quantidade de curtidas e conseguir mais clientes.