O que jovens empreendedores precisam saber

Mulher jovem empreendedora sorrindo ao lado de quadro branco.
(Fonte: Unsplash)

Ser empreendedor não é fácil, e ser um jovem empreendedor tampouco. Se às vezes jovens empreendedores são visionários, em outras, eles enfrentam as dificuldades de empreender somadas aos preconceitos pela juventude. Assim, separamos quais são as principais orientações que servem para jovens empreendedores, mas que mesmo empreendedores mais experientes precisam, muitas vezes, se lembrar.

Esteja disposto a aprender

Empreender não é vocação, é aprendizado, e você deve estar disposto a estudar e aprender o tempo inteiro. Afinal, ter seu próprio negócio demanda tempo de trabalho e muito aprendizado sobre gestão, finanças, vendas, atendimento e inclusive sobre tecnologia hoje em dia. Por isso, esteja sempre aberto a aprender, errar, reconhecer os erros e se atualizar.

Tenha um planejamento de negócios

Para alguns, dizer isso é chover no molhado. Mas nem todos os empreendedores começaram seu negócio com um planejamento, e ter um plano é fundamental. Afinal, você pode até saber onde quer chegar, mas sabe qual é o caminho que terá que trilhar para isso? Quais são os objetivos e as estratégias e táticas para consegui-lo? Esse é o planejamento da sua empresa, e é importante tanto para a gestão e condução do negócio, como para pedir empréstimos quando for necessário.

Isto porque uma empresa com planejamento e organização tem mais chances de conseguir um empréstimo. Já que, também, tem mais chances de fazer bom uso do dinheiro e de pagá-lo.

Tenha um plano B

Às vezes, na vida de jovens empreendedores ou de empreendedores mais experientes, imprevistos acontecem. E quando um imprevisto acontecer, ele não pode abalar completamente a sua empresa. Por isso, ter planos e estratégias alternativas para lidar com imprevistos pode ser a chave para evitar crises.

E evitar crises evita desgaste na sua empresa, seja dos colaboradores, seja do gestor, seja das finanças, ou de todos os setores. Por isso, inclua no planejamento e organização da empresa, ações para cenários desfavoráveis. 

Monitore os resultados

Desde o início é importante que você colete os dados financeiros da sua empresa e acompanhe os resultados. Assim, poderá ajustar estratégias e fazer modificações na gestão ou procurar impulsionar suas vendas antes que tenha prejuízo. Logo, não deixe para fazer o acompanhamento de suas vendas e da receita para depois.

Para esse monitoramento, sistemas de gestão podem ajudar quando são alimentados com dados da empresa de maneira constante. Assim, no momento de analisar os dados, o software fará a parte mais difícil de modo rápido.

Se gostou dessas orientações para jovens empreendedores, confira as dicas do Mundo Mídia para quem é jovem e está no mundo do empreendedorismo.