Diversas formas para atender bem o seu cliente: confira 8 dicas e tenha seus clientes fidelizados

Atendimento ao cliente - Fonte: Pixabay

O atendimento ao cliente é uma seção que vem ganhando cada vez mais importância dentro das empresas. Isso porque ele pode ser a diferença entre conseguir ou não fidelizar um cliente. Por isso, ter algumas dicas de como melhorar essa área pode ajudar não só a aumentar suas vendas, mas também a aumentar a satisfação dos clientes com a sua marca. Confira a seguir 8 formas de atender bem o seu cliente.  

Responda rápido 

Hoje as pessoas prezam pelo tempo e quanto mais rápido elas conseguirem resolver um problema, melhor. Por isso, tenha uma equipe treinada que seja eficiente e consiga solucionar os casos dos consumidores o mais rápido possível.  

Tenha um atendimento proativo 

Seja presencial ou digital, é importante que os seus clientes saibam onde e com quem eles podem tirar dúvidas. Assim, é importante que o atendimento seja proativo, ou seja, já se apresente ou pergunte se o consumidor precisa de ajuda.   

Atendimento personalizado 

Ter um atendimento personalizado torna o atendimento mais humanizado, de forma que a pessoa não pense estar falando com um robô a todo tempo. E realmente saiba que tem alguém prestando atenção no que ela está falando. 

Múltiplos canais de atendimento 

Ter apenas telefone e e-mail pode não ser o suficiente atualmente. Com o aumento da influência digital na vida das pessoas, ter múltiplos canais de atendimento, como em redes sociais e WhatsApp torna a satisfação do cliente maior.  

Suporte 24 horas com chatbots 

Ter uma equipe 24 horas à disposição do cliente é inviável, porém é possível utilizar os chatbots para tirar dúvidas rápidas referente aos pedidos e produtos principalmente fora do horário de funcionamento da empresa. 

Tenha um FAQ 

Ter um local no site da empresa com as perguntas mais frequentes pode ser um ótimo otimizador tanto de tempo quanto de dúvidas dos clientes. Afinal, as dúvidas mais frequentes podem estar disponíveis a qualquer momento já com uma resposta para seus clientes.  

Use um CRM 

O CRM é um software de gestão de relacionamento com o cliente, utilizar esses tipos de ferramentas pode melhorar o atendimento e deixar os dados mais organizados, facilitando o trabalho da equipe.  

O pós-venda também é importante 

O pós-venda tem um impacto principalmente para que os clientes voltem a realizar compras. Pesquisas de satisfação, saber se o produto está certo e dentro do esperado, perguntar o que poderia ser melhorado. Tudo isso torna a relação entre o cliente e a empresa mais forte e cria um vínculo que traz maior confiança para que o consumidor volte a comprar na mesma loja.