Como tornar sua oficina mecânica mais organizada em 5 passos

Você com certeza já escutou a seguinte frase: “a primeira impressão é a que fica”. Em uma oficina mecânica, não há verdade maior! Quanto mais limpa e organizada é sua oficina, maiores são as chances de encantar mais clientes e garantir que eles continuem voltando. E o melhor de tudo é que você não precisa gastar muito para melhorar o ambiente ou torná-lo mais aconchegante: basta investir tempo e dedicação à tarefa.


Nada mais comum que se sujar com graxa e óleo e ter peças espalhadas por todo o local. Isso não deve ser, no entanto, um convite ao desleixo! Qualquer excesso de sujeira e desorganização deve ser evitado, e não somente para agradar aos seus visitantes: um ambiente de trabalho limpo estimula funcionários e otimiza processos. Hoje, você aprenderá como tornar sua oficina mecânica mais organizada em apenas 5 passos. Vamos lá?

1. Descarte o que não é mais necessário: Acumular lixo nunca é uma boa ideia. E, em uma oficina mecânica, o problema é potencializado. São muitas as peças com defeito que não tem mais uso, enquanto outras podem ser guardadas e utilizadas mais tarde. Portanto, tenha um critério bem definido e fácil de ser interpretado para o descarte de materiais. Geralmente, se algo não vai ser utilizado pelo menos uma vez ao ano, então não há porque mantê-lo guardado.


2. Use etiquetas para classificar peças: Um dos grandes desafios de técnicos e mecânicos é encontrar a peça que precisam no momento exato. E, muitas vezes, novos funcionários têm dificuldade em diferenciar, por exemplo, alguns tipos de chave. Portanto, use e abuse de etiquetas, que podem ser feitas com papel e fita adesiva. Isso garante que, na pressa, um colaborador não use uma ferramenta errada por ser parecida com outra. 

3. Deixe as ferramentas mais utilizadas à vista: Uma dica infalível de organização para oficinas mecânicas é sempre deixar as ferramentas utilizadas com mais frequência à mostra. Assim, elas podem ser encontradas com mais facilidade e o mecânico economiza tempo ao procurá-las. Quanto mais rápido e melhor um serviço é feito, mais satisfeito fica o cliente.

4. Utilize um software on-line para ajudá-lo com a gestão: Muitos não sabem, mas o quarto passo é um dos mais importantes: para melhorar o dia a dia em sua oficina, utilize um software de gestão on-line. Administrar e organizar dados é tão importante quanto a estrutura física. E, com o software da Mundomídia, você controla ordens de serviço, dados financeiros, estoques de ferramentas e muito mais. Tudo isso instantaneamente e com acesso completo de onde você estiver!


5. Seja um exemplo para a equipe: Você não é o único responsável pelo bem-estar social da oficina: sua equipe também tem um papel a ser cumprido. Mas, para que todos contribuam, é preciso dar o exemplo e seguir à risca as regras estabelecidas. Por isso, converse com seus colaboradores e faça-os entender a importância de um ambiente de trabalho organizado para o alcance de melhores resultados.


Garantimos que, ao seguir os 5 passos acima, você irá: 1) tornar os processos de gestão em sua oficina mais eficientes, 2) otimizar tempo e recursos e, principalmente, 3) melhorar o relacionamento com os seus clientes. Gostou do conteúdo? Não esqueça de continuar nos acompanhando aqui no blog para não ficar por fora de nenhuma novidade!