Dicas para uma boa gestão imobiliária

Dicas para uma boa gestão imobiliária

O mercado imobiliário, a cada dia que passa, se torna mais concorrido. Mais pessoas tem visto as vantagens e os bons rendimentos de se trabalhar com a compra, venda e aluguel de imóveis. Tal concorrência exige das imobiliárias e dos corretores de imóveis mais esforços para se destacar.

Muitos profissionais, por terem grande habilidade em negociação de imóveis, acabam se perdendo por não se preocupar com outros pontos relacionados a este negócio. E atualmente, um dos principais fatores que fazem com que corretores e imobiliárias se destaquem no mercado é a gestão imobiliária. É um tema relativamente novo, por isso vamos explicar a seguir alguns pontos para que você também possa se destacar.

Como Montar e Administrar uma Imobiliária

Gestão financeira

Muitos profissionais quando atingem certo patamar no ramo imobiliário, acabam se perdendo no controle das finanças. Não saber quanto entra e quanto sai em sua conta é extremamente perigoso para o negócio e você pode acabar se perdendo.

Quando não há este controle você pode ter dois tipos de problema. Se tiver um perfil um pouco mais conservador, você pode acabar deixando de fazer um bom investimento por não saber o quanto pode gastar. Agora, pelo contrário, quando há um perfil mais arrojado, por impulso você pode gastar mais do que deve e acabar criando dívidas que vão se acumulando e, chegando em certo ponto, você pode ter problemas para quita-las.

Desta forma, quando há uma gestão financeira bem feita você sabe até onde pode ir em seus investimentos e ter um histórico de rendimentos que permite prever os próximos passos que você poderá dar em seus negócios.

Gestão de inadimplentes

Outro fator relacionado às finanças, mas que demanda uma atenção especial, é a parcela de inadimplentes em seus clientes. Não adianta ter uma boa gestão financeira se sua fonte de renda, que são seus clientes, não cumprem com seus deveres. Neste momento o profissional precisa saber como realizar esta cobrança de forma adequada.

O ideal é deixar claro desde o início da parceria as regras do jogo, ou seja, todas as obrigações que seu cliente tem com você e as consequências pelo não cumprimento das mesmas. Além disso, é necessário conhecer bem seu cliente para saber a melhor forma de cobrança nestes casos.

De qualquer forma, quando há casos de inadimplências, lembre-se sempre que é o seu caixa que está em jogo. Portanto, sua tolerância com esta situação deve levar em conta as suas finanças e o quanto você precisa deste faturamento, bem como a importância de manter o cliente em sua carteira para os pagamentos seguintes.

Gestão por processos

Ter processos bem definidos é um importante passo para o sucesso da sua imobiliária ou da sua carreira como corretor. A gestão por processos envolve padronização, documentação, indicadores e metas. Este é um importante passo para ter sucesso na gestão imobiliária. Estes processos podem envolver diversas áreas, desde a parte financeira, passando pela aquisição de imóveis, até a divulgação do seu negócio.

Quando se trabalha por processos, você deixa de depender, em parte, das características de quem trabalha com você e passa a se fixar no processo desempenhado. Isto significa que, no caso de você perder um colaborador, fica muito mais fácil que outra pessoa assuma sua função com um tempo de aprendizado muito menor, justamente por tudo já estar padronizado e bem descrito.

Gestão automatizada

Se você já utiliza sistemas de gestão como o Imóvel Integrado, já está um passo à frente na gestão imobiliária. Todas as ações listadas acima ficam mais simples de serem executadas quando estão integradas a um software que automatize seus processos. Entradas e saídas, valores a serem cobrados, multas e juros, comissões e muito mais.

Aprenda mais sobre gestão

Ficou bem clara a importância da gestão para o sucesso no ramo imobiliário, não é mesmo? Por isso a Universidade Nuvem está lançando o curso Como Montar e Administrar uma Imobiliária. Este curso aborda diversos conteúdos, como administração de vendas e alugueis, tendências de mercado, indicadores financeiros, divulgação, parcerias e muito mais!

O curso se destina tanto a quem deseja ingressar no mercado imobiliário quanto para quem quer aperfeiçoar seus conhecimentos e investir em sua carreira profissional. São aulas 100% online, além de um material de apoio completo. Ao final do curso você ainda recebe o certificado Universidade Nuvem, que é reconhecido nacionalmente.

Invista em você e sua carreira, conheça o curso: https://universidadenuvem.com.br/course/como-montar-e-administrar-uma-imobiliaria/