As melhores dicas para empreendedores iniciantes

Iniciar um negócio - Fonte: Pexels

Todos sabem que é na prática que se aprende, mas ter algumas dicas na manga é sempre útil para quem está começando no mundo do empreendedorismo. Confira a seguir as melhores dicas para empreendedores incitantes e dê os primeiros passos da maneira certa.  

Segmento de atuação 

Uma das primeiras decisões a serem feitas, é em qual segmento será feito o investimento. Fazer essa escolha sabiamente é essencial para garantir o sucesso e ter espaço para crescer no mercado. Portanto, é importante pesquisar quais os segmentos que estão crescendo, que tem espaço para novos investimentos, que estão fazendo sucesso no mesmo e se tornaram uma necessidade para os consumidores. Decidido qual o segmento, é preciso conhecer o mercado e quais empresas estão se destacando. O que essas empresas fornecem de diferente, porque elas estão crescendo enquanto outras não, etc.  

Conte sua ideia para outros 

Ter opiniões de outras pessoas pode ser muito útil para ver diferentes pontos de vista, se é algo que interessa e traz reações positivas. Isso permite começar a estabelecer também um networking, que é essencial para o sucesso da empresa. Saber como foi a experiência de outras pessoas ao começar seu próprio negócio também pode trazer conselhos e dicas importantes. Fique atento a negócios que são virais, mas logo perderam a força. Converse com fornecedores de produtos, insumos e equipamentos, e saiba quais contam com as melhores qualidades e preços e quais são melhores para seu segmento.  

Modelo de negócios 

Saber os custos reais de um empreendimento é necessário para fazer um modelo de negócios realístico e que realmente trará o esperado. Por isso o planejamento se torna tão importante para o sucesso do negócio a longo prazo. Saiba quem são os concorrentes, fornecedores e público-alvo. E faça uma pesquisa mais profunda, com as preferências, opções por marcas, o que dá certo nos concorrentes, o que se pode fazer de diferente para se destacar, o que os clientes reclamam que falta nas outras empresas, etc. Detalhe todos os custos, desde os operacionais até os mais básicos. A sequência de importância é primeiro as despesas com funcionários, depois aluguel, contas fixas (água, luz, telefone), e então custos de encargos sociais e financiamentos, segundo a Sebrae. Nesse caso pode-se evidenciar a importância da organização financeira também.  

Crie valor para seus produtos e serviços 

Por fim, como já falado é preciso se destacar no mercado, e para isso é preciso agregar valor ao que está sendo fornecido. Soluções e ideias inovadoras são importantes para ganhar espaço no mercado. Uma dica é apresentar responsabilidade social, com ações que tragam melhorias na sociedade, como reciclagem, iniciativas sustentáveis e que se preocupam com o meio ambiente, saúde, educação e infraestrutura. Esses tipos de conduta trazem valor a empresa e destacam os princípios da mesma, o que garante uma imagem mais positiva e uma melhor perspectiva do cliente com relação a marca.  

Para saber mais não deixe de conferir Como começar a empreender do zero.