Conheça os principais tipos de empreendedorismo

Empreender - Fonte: Pexels

Nem tudo se resume a apenas negócios no empreendedorismo, trazendo diferentes tipos de acordo com o objetivo e as ações que as empresas apresentam. Entre ações sociais, sem fins lucrativos, sustentáveis, existem diversos tipos de empreendedorismo. Confira a seguir os principais tipos de empreendedorismo atuantes no Brasil.  

Empreendedorismo Social 

Como o próprio nome já indica, o empreendedorismo social se refere aos negócios que retornam algo para a sociedade. Ou seja, seu objetivo não é o lucro, apesar de poder gerá-lo também. A ideia por trás do empreendedorismo social é trazer melhorias para a sociedade, com aplicações voltadas à saúde, infraestrutura, educação, urbanização, etc. Geralmente as ONGs são as mais conhecidas por atuarem com o empreendedorismo social, mas todos podem atuar nesse tipo de empreendimento.  

Empreendedorismo de Negócios 

Esse é o que todos conhecem e o mais abrangente também. Seu intuito é o lucro, com ações no mercado, de forma a lidar diretamente com consumidores. Dentro do empreendedorismo de negócios existem diversas categorias relacionadas aos tipos de empresa, negócios e até mesmo serviços e produtos.  

Empreendedorismo Corporativo 

No empreendedorismo corporativo não existe apenas um empreendedor, mas sim diversos colaboradores que buscam por mudanças e inovações. Essa ideia tem sido amplamente aplicada em empresas grandes, em que todos os funcionários podem trazer ideias e novos conceitos no local em que trabalham. 

Empreendedorismo Feminino 

Empresas lideradas por mulheres estão crescendo e se destacando no mercado. Esse tipo de empreendedorismo veio para destacar a atuação das mulheres no mercado e também trazer maior empoderamento, garantindo mudanças no mercado convencional.  

Empreendedorismo Individual 

O Empreendedorismo Individual trata-se do indivíduo empreendedor, que atua como MEI (Microempreendedor Individual), EI (Empreendedor Individual) ou Eireli (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada). Nesse caso, se enquadram pequenos negócios com poucos ou nenhum funcionário.  

Empreendedorismo Verde 

Esse tipo de empreendedorismo é aquele focado em ações ambientais. Portanto, essas empresas convergem ideias de lucratividade e preocupação com o meio ambiente. De forma a atuarem com responsabilidade ambiental, reutilização de recursos, reciclagem, uso consciente, e outras práticas de sustentabilidade.  

Empreendedorismo Digital 

Por fim, o Empreendedorismo Digital se refere aos produtos e serviços virtuais, ou seja, provedores de conteúdo, marketing digital, infoprodutos e aplicativos. Crescendo nos últimos anos, esse é o empreendimento de menor investimento inicial e indicado principalmente para produtores de conteúdo.  

Por fim, não deixe de conferir Ideias de negócios em 2021: Saiba o que está fazendo sucesso no momento para ficar por dentro dos negócios que mais se destacaram nesse ano.