Para conseguir investidores e poder crescer dentro do mercado, as empresas precisam determinar o seu valuation, que seria o valor da companhia perante o mercado. Para calcular o quanto vale uma empresa é preciso ter conhecimento de mercado e do ramo que ela atua.
É importante perceber se o valor dito pelos acionistas e administradores são parecidos com o valor do mercado. Até porque quem compra as ações da empresa, é quem realmente define o quanto ela vale. Confira a seguir mais sobre esse conceito de mercado e como fazer esse cálculo.
O que é valuation?
Valuation é a estimativa do quanto vale uma empresa no mercado, sendo que esse valor é estimado por meio de um modelo quantitativo. Porém, deve-se ter em mente que esse cálculo não é preciso e pode variar dependendo o que é levado em conta. Assim, a precisão do valuation depende da percepção do mercado e também dos líderes da empresa. Quanto mais tempo a empresa está no mercado, mais fácil torna-se essa estimativa. Contudo, empresas novas dificilmente conseguem ter um valuation confiável por falta de dados e por não estar consolidada no mercado ainda.
Como saber o valuation de uma empresa?
O valuation pode ser calculado de três formas:
Valuation pela renda
Esse é o método mais comum, em que se utiliza fluxo de caixas futuros para saber quanto uma empresa vale no presente. Assim, primeiro é preciso estimar o fluxo de caixa para os próximos meses. Em seguida se define a taxa de desconto, sendo geralmente alta por conta do risco de surgirem novas oportunidades de investimento. Por fim, soma-se esses resultados futuros com o presente.
Valuation pelo mercado
Qualquer empresa que tenha capital aberto tem um valor que é conhecido, sendo este a soma de suas ações no mercado. E esse valor pode ser comparado com diversos parâmetros, como por exemplo o lucro da empresa. O cociente entre o valor conhecido e um parâmetro é chamado de múltiplo.
Assim, se uma empresa foi vendida por um determinado múltiplo no passado, uma nova empresa no mesmo ramo e com produtos parecidos, pode ser comparável. Dessa forma, a mesma pode ser vendida por um valor semelhante, caso não tenham ocorrido muitas mudanças no mercado.
Valuation pelos ativos
O valuation por ativos é utilizado apenas para empresas em dificuldade. No caso o valor calculado utilizando as duas formas acima é menor que o valor contábil ou de liquidação da marca. Portanto, o valor que deve ser considerado é o do patrimônio contábil.
Precisando de investidores para o seu negócio? Não deixe de conferir 7 formas de conseguir investidores para tirar o seu negócio do papel.