Afinal, como melhorar o fluxo de caixa da minha empresa?

O fluxo de caixa é um dos pilares mais importantes na gestão financeira de qualquer negócio. Esse instrumento de controle é utilizado pelos empreendedores para acompanhar toda a movimentação de capital da empresa, sendo calculado considerando todas as entradas e saídas do negócio. O fluxo de caixa pode ser controlado de forma diária, mensal ou anual, variando de acordo com as necessidades e objetivos da empresa.

O principal objetivo do fluxo de caixa é controlar todas as finanças da empresa, organizando as contas e criando uma base de dados que possibilite uma total administração do negócio. Além disso, por meio dele consegue-se saber exatamente o valor disponível para novos investimentos ou melhorias em processos da empresa.

No post de hoje, vamos mostrar o que deve ser feito para melhorar o fluxo de caixa da sua empresa, como ter maior controle sobre as finanças e conseguir fazer com que seu negócio cresça. Confira!

Registrar todas as contas a pagar e as contas a receber

Todas as despesas a serem pagas pela empresa, bem como o pagamento de funcionários e fornecedores, devem ser registradas no fluxo de caixa para controle de todas as saídas do caixa. Isso também deve ser feito com as contas a receber, que precisam ser devidamente apontadas para controle das quantias que estão entrando na empresa.

Essas informações são essenciais para se ter controle sobre as finanças do negócio. Levando em consideração todos os valores que saem e entram no caixa da empresa, é possível fazer previsões mais eficazes e se preparar melhor para o mercado.

Categorizar as receitas e as despesas

Para melhorar o fluxo de caixa da empresa e geri-lo de forma eficiente, é indicado que sejam criadas categorias para classificação das receitas e das despesas. Dessa forma, é possível ter maior controle e detectar quais são os maiores gastos da empresa e as principais fontes de receita, ajudando na tomada de decisão e nas tratativas com clientes e fornecedores.

A quantidade de categorias pode variar muito entre cada negócio. O importante é que elas sejam suficientes para atender a todas as necessidades da empresa. Tenha em mente que poucas categorias podem deixar o controle muito superficial, e o excesso pode aumentar a complexidade e prejudicar o controle. Portanto, procure estudar e categorizar as contas de uma forma e eficaz e que proporcione melhorias no fluxo de caixa.

Planejar a curto e a longo prazo

Com todas as contas a serem recebidas e pagas pela empresa devidamente registradas e categorizadas, é preciso planejar. O planejamento, quando feito de forma correta, pode interferir bastante no desempenho do negócio, não somente no longo prazo, mas também no curto.

Com todos os dados registrados é possível ter maior controle sobre o momento atual do negócio, tornando o planejamento mensal e até mesmo semestral bastante eficaz. O planejamento a longo prazo carece de maior preparo e estudo, pois quando não realizado de forma correta pode interferir bastante no caixa da empresa.

Não deixe de planejar seu negócio a curto e a longo prazo, assim é possível se preparar melhor para o mercado e manter o fluxo de caixa sempre positivo.

Para planejar melhor a sua empresa, conheça também estratégia para tornar o seu negócio mais lucrativo!

Utilizar um sistema de gestão financeira

Uma das melhores formas de aperfeiçoar o fluxo de caixa é utilizar um sistema de gestão financeira. O uso de um software específico é uma ótima maneira de evitar erros e manter todas as informações confiáveis.

Com o sistema de gestão financeira, consegue-se categorizar as contas, controlar datas de pagamento, fazer o cadastro de fornecedores e compradores, realizar um planejamento preciso e muito mais. A ferramenta é extremamente indicada para quem busca maior assertividade e melhores resultados.

Caso tenha dúvidas sobre o uso de softwares de gestão, não deixe de ver 4 mitos que precisam ser derrubados!

E você, aprendeu como melhorar o fluxo de caixa da sua empresa? Tem alguma dica para compartilhar? Então deixe um comentário!