Sustentabilidade empresarial: qual a importância de se atentar a temas assim?

sustentabilidade empresarial

O tema da sustentabilidade saiu das páginas de jornais e periódicos e passou a fazer parte do cotidiano das pessoas. Indo além, hoje é cobrado um posicionamento sustentável das empresas, de modo a demonstrar que ela é preocupada com questões ambientais e de preservação.

Dá-se o nome de sustentabilidade empresarial ao conjunto de ações que são tomadas e adotadas pelos empreendimentos, que tenham o objetivo de atuar em prol da conscientização ambiental e, consequentemente, com respeito à sociedade.

Essas ações tendem a contribuir para que a empresa se posicione positivamente diante do público e conquiste clientes que dividem sua opinião e valores. Afinal, elas geram uma sensação positiva e benéfica de ganho social e ambiental.

Como funciona a sustentabilidade empresarial?

As ações de sustentabilidade empresarial visam atingir uma capacidade onde a empresa consiga subsidiar as suas necessidades de maneira sustentável. Ou seja, sem agredir o meio ambiente.

Dessa forma, empresas com esse tipo de posicionamento se preocupam, inclusive, com o método de produção que utilizam e com a mentalidade dos colaboradores. Afinal, faz sentido que uma empresa preocupada com o ambiente tenha, também, um grupo com o pensamento coerente e que trabalha pelo mesmo objetivo.

Os custos para manter uma empresa sustentável são maiores?

Há um tabu envolvendo a sustentabilidade empresarial, em que se acredita que os custos para gerir esse tipo de empreendimento acabam por não ser compensatórios. Entretanto, esse é um conceito ultrapassado e que precisa ser revisto o mais rápido possível.

É claro que trabalhar de maneira irresponsável em termos ambientais ou sociais não exige muito, nem do empreendedor e nem dos colaboradores. Porém, os retornos são tão pobres quanto o próprio pensamento desses indivíduos.

Empresas que possuem a sustentabilidade como meta possuem incentivos governamentais e retornos imediatos da comunidade em que são inseridas. Isso cria um ciclo produtivo muito mais positivo e com verdadeiras bases de sustentação.

É possível modificar todo o entorno da sociedade onde a empresa está inserida, apenas modificando e educando a população para um pensamento mais sustentável. Basta ter interesse e empenho em demonstrar esse tipo de ação. Como retorno, é possível, inclusive, ter reduções em custos e alcançar resultados mensuráveis, com o apoio de clientes que tenham o mesmo tipo de pensamento.

Atualmente, a base de consumidores tem se modificado e ações em prol do meio ambiente e do consumo consciente estão se tornando frequentes. Por isso, é hora de reavaliar a postura das empresas.