Como melhorar o atendimento na sua empresa: 4 práticas para você adotar hoje mesmo

Atendimento ao cliente - Fonte: Pixabay

Um ponto chave para toda a empresa em questão de manutenção de clientes e até mesmo conclusão da compra, é o atendimento. Isso porque nem só ter os melhores produtos ou os menores preços irá fazer com que o cliente conclua a compra e se torne cliente. Atualmente, ser bem atendido e a relação entre empresa e cliente ganhou um novo patamar, em que os clientes são fidelizados. Contudo, para que isso seja alcançado ter um bom atendimento é essencial. Confira a seguir 4 práticas para você adotar hoje mesmo na sua empresa e melhorar o seu atendimento.  

1. Prepare sua equipe 

Ter uma equipe preparada e que saiba utilizar as tecnologias a disposição, assim como suprir os diferentes canais de atendimento é o primeiro ponto a ser trabalhado para melhorar o atendimento. Quando acontece a comunicação com o cliente, é importante que toda a equipe esteja alinhada, no quesito de tratamento, saber como resolver os diferentes problemas que o consumidor pode trazer etc.  

2. Design thinking 

A estratégia de Design thinking diz respeito justamente a saber com antecedência os problemas do cliente e trazer a solução para eles. Não basta ter um produto a venda, você precisa mostrar as soluções. No atendimento ao cliente é preciso que a equipe tenha em mente que os clientes ao entrarem em contato buscam soluções para determinado problema. Portanto, é importante definir uma estratégia de atendimento para que o cliente tenha seu problema resolvido.  

3. Novos canais de comunicação 

Hoje em dia apenas telefone e site não são suficientes para ter um bom atendimento ao cliente. Com o uso de redes sociais e aplicativos de comunicação, como o WhatsApp, é importante que a empresa se adapte e tenha canais de comunicação nos meios que os seus clientes mais utilizam. Assim, se os consumidores alvo dos seus produtos usam muito o Instagram, por exemplo, é importante ter um meio de comunicação aberto lá.  

4. Utilize os feedbacks 

Uma ótima maneira de saber o que é preciso ser mudado no atendimento é por meio dos feedbacks e pesquisas de satisfação. Utilize isso a seu favor e verifique as sugestões, críticas, se existe alguns funcionários que recebeu muitas opiniões negativas ou positivas. Isso pode ser usado como um direcionamento e pode facilitar em saber o que precisa ser mudado no atendimento para melhorá-lo.  

Quer saber mais sobre como melhorar seu atendimento? Não deixe de conferir nosso artigo atendimento ao cliente: garanta mais competitividade para a empresa.