Como utilizar técnicas de persuasão na sua Loja de Artesanato

Conheça os fundamentos da arte de convencer e como usá-los para vender mais e melhor.

Ao contrário do que muitos pensam, persuadir é algo positivo. Isso porque não é trapacear, forçar ou mascarar. A persuasão é um método para convencer o outro a mudar decisões e opiniões de forma espontânea. Segundo o psicólogo social, Robert Cialdini, com essa técnica é possível vender mais e melhor, caso siga alguns princípios bases.

Reciprocidade
As pessoas tendem a aceitar uma proposta quando alguma vantagem lhe é ofertada primeiro. Por exemplo, quando o vendedor diminui o preço do produto ou oferece outros tipos de vantagens antes do cliente solicitar.

Consistência
Aqui diz a respeito de cumprir com a sua palavra. É assumir uma postura e sustentá-la, sem se contradizer. No caso do vendedor, é fazer a oferta e mantê-la até o fim, sem mudar de ideia.

Autoridade
Quando se tem um grande conhecimento em uma área, considera-se que essa pessoa possui autoridade no assunto. É possível utilizar essa competência para ganhar a confiança do cliente. Por isso, os vendedores precisam conhecer
todas as informações dos produtos que oferece ao cliente. Fique ligado, histórias vendem! Conte uma história sobre seu produto para seu cliente e verá o resultado.

Referência
É estar em destaque, ser um referencial para os seus clientes. É fazê-los pensar que você conseguirá resolver todos os problemas dele.

Escassez
Você trabalha com produtos feitos a mão, que possuem particularidade. É necessário passar esse sentimento de raridade do produto, que nunca o cliente encontrará algo como o que você propõe. Quanto mais raro for um produto, maior é o desejo de possuí-lo.

Para conseguir tempo a fim de estruturar esses princípios bases é preciso otimizar tarefas operacionais da sua empresa, para focar nas estratégicas. Contratar um sistema de gerenciamento on-line é a melhor ferramenta para ajudar com atividades como controle de caixa, agendamento de horários, contas a pagar e receber, cadastro de clientes, fornecedores.

 

 

software-loja-artesanato