Como recuperar clientes perdidos

Como recuperar clientes perdidos

O aumento da competitividade no mercado faz com que empresas de todos os setores ganhem novos clientes todos os dias, e também percam outros para a concorrência. Isto é natural.

Apesar de ser normal que isso aconteça, existem algumas ações que podem ser tomadas para que tais clientes “perdidos” voltem a fechar negócios com sua empresa. Chamamos de “recuperar” clientes perdidos. Hoje vamos apresentar algumas dessas ações.

Nuvem Gestor | Sistema de Gestão Online

Entender o motivo da saída

Antes de realizar qualquer ação visando a recuperação de um cliente, você deve procurar entender o que levou a que ele deixasse sua empresa e fosse para algum dos seus concorrentes.

Busque no histórico que você tem de relacionamento com este cliente quais foram os últimos serviços prestados, ou produtos vendidos. Procure por algo que possa estar diferente da normalidade e que possa ter gerado certa insatisfação do cliente.

Se você realiza pesquisas de satisfação com seu cliente, veja quais foram as últimas avaliações sobre o seu serviço e quais observações foram feitas.

Conheça quem “conquistou” seu cliente

Nem sempre o cliente dá sinais que não está satisfeito com sua empresa, mas simplesmente enxerga em seu concorrente uma solução melhor para o problema que o afeta.

Desta forma, ao notar que um número considerável de clientes está trocando sua empresa por determinado concorrente, procure entender o que ele está oferecendo de diferente para que isso aconteça.

Mas não pense que esta diferença está apenas no produto ou serviço. Uma forma diferenciada de atendimento, condições de pagamento, ou outros detalhes podem ser o real motivo para a troca.

Ofereça novidades

Se você se mantiver sempre o mesmo, ofertando sempre as mesmas coisas ao seu cliente, dificilmente quem o deixou voltará para a sua carteira. Este é um ponto importante para se levar em conta.

Busque novidades no mercado, aumente a sua cartela de produtos ou serviços. Desta forma seu antigo cliente pode voltar a te procurar por esta novidade e você consegue recuperá-lo, talvez com ele pagando um valor ainda maior do que quando ele te deixou.

Ofereça descontos e promoções

Em muitos casos a troca por um concorrente ocorre por questões financeiras. Seu cliente pode ter deixado sua empresa por estar passando por um momento de dificuldade, onde não conseguiria arcar com os valores cobrados.

Por isso, ao oferecer um preço melhor, ou melhores condições de pagamento, é grande a possibilidade de que você recupere seu cliente. Mas você deve entender cada caso como único, além de se atentar para o financeiro da sua empresa, para saber até onde pode ir com a oferta.

Modelos de Site para Imobiliárias e Corretores