5 estratégias de venda que dão resultado

Todo vendedor busca por estratégias para aumentar seus números dentro da empresa. Entre tantos “blablablás” que vemos por aí, existem cinco que realmente podem ajudar a transformar essa realidade da sua cartela de clientes. Sem mágica e sem grandes planos mirabolantes, as estratégias de venda que realmente dão resultado são as mais simples.

Anote as dicas mais práticas para aumentar as vendas da sua empresa!

1. Conheça bem o seu público

O primeiro passo é conhecer bem o seu público e entender como ele se comporta. Atente-se para todos os perfis de cliente que procuram sua imobiliária. Como se comportam aquelas pequenas famílias que possuem um filho? E os recém-casados? Perceba quais são os principais questionamentos e objeções no momento da compra e crie estratégias para lidar com cada um deles.

Ao conhecer os perfis de cliente que você pode vir a atender, é possível se colocar no universo dele, e apresentar não só um imóvel propriamente dito, mas muito mais valor naquele momento: você pode criar, dentro do próprio imóvel, uma experiência.

Esse cuidado com cada perfil de cliente fará com que ele entenda que você não está ali unicamente para vender um imóvel, você realmente quer que ele faça a escolha certa e seja feliz com o que escolher. Isso ajudará a criar uma relação de confiança com o seu cliente.

Todas essas informações serão materiais muito relevantes para otimizar as vendas daqui pra frente — quanto mais informações sobre os seus clientes você acumular, mais otimizadas serão suas vendas.

2. Cuidado ao selecionar as imagens para apresentar para o cliente

Quando o cliente está analisando opções de imóveis, é muito comum que solicite ao corretor algumas imagens para que ele escolha seus preferidos. Sendo assim, é fundamental que a corretora esteja preparada para essa demanda. Mantenha o site da imobiliária sempre atualizado para  a apresentação dos imóveis. Caso ainda não tenha um, crie o seu site imobiliário imediatamente.

Nada de fotos de celular e imagens de baixa qualidade! Tenha um colaborador que vá a campo e fotografe os imóveis, sempre garantindo a qualidade das fotos.

Esse será o primeiro contato do seu possível cliente com os imóveis que você está comercializando, e é preciso deixar uma excelente primeira impressão para aumentar suas chances de fechar negócio!

3. Domine a estratégia do pós-venda

Não ignore o pós-venda como estratégia de venda. Parece contraditório que uma ação depois da venda possa realmente te ajudar a vender mais, mas é verdade — e acontece de duas formas. No caso das imobiliárias, quanto melhor a sua relação pós-venda com o cliente, mais chances de ele te indicar para um conhecido.

Imóveis são bens de consumo muito caros, que tendem a ser comprado uma vez na vida. Por isso, a indicação de alguém que já comprou com você é fundamental para que a imobiliária feche mais vendas.

Crie materiais de acordo com o tipo de imóvel que foi vendido, como pequenos e-books sobre como decorar pequenos espaços, ou com dicas para decoração do quarto do bebê (no caso de famílias que estão crescendo agora). Todas essas ações, por mais simples que sejam, criam um laço de simpatia entre o cliente e a empresa.

4. Treine a equipe para lidar com objeções

Uma equipe bem treinada também é um passo primordial para aumentar as vendas. Promova reuniões semanais ou quinzenais para debaterem as objeções que aparecem no dia a dia. Que tipo de perfil de cliente vocês mais têm atendido e quais são as maiores objeções que eles apresentam ao visitarem um imóvel?

A compra de um imóvel precisa ser muito bem pensada, então é fundamental que a sua equipe esteja preparada para lidar com todas as objeções que surgirão, além de ser capaz de transmitir segurança para os seus possíveis clientes.

5. Mostre valor no imóvel que você quer vender

Todos sabemos que um das principais fatores analisados quando estamos em busca de um imóvel é a estrutura do bairro. Buscamos proximidade com lojas de conveniência, drogarias, pontos de ônibus, etc.

É interessante que já no momento da apresentação do imóvel, você ajude o seu cliente com essas análises. Apresente valor naquela região, mostrando todos os seus benefícios antes mesmo que ele questione de alguma forma. Tenha uma atitude preventiva.

Gostou das nossas dicas sobre estratégias de venda? Conte-nos sua experiência nos comentários!


sobre-julio-cesar