O que significa PLR para o Marketing Digital

Marcas - Fonte: Pexels

PLR é a abreviação de Private Label Rights, cuja tradução seria Direitos de Marca Própria. Basicamente, quando se adquire um produto com PLR, quem adquiriu tem direitos sobre o produto ou marca, podendo fazer modificação, uso e até mesmo revenda.  

Assim, se uma empresa precisa vender um produto, mas não tem tempo para produzir algo do zero, ela pode adquirir um infoproduto pronto com PLR. A partir disso, a empresa pode apenas fazer algumas adaptações e vender o produto com o próprio nome.  

Dessa forma, um produto PLR é um material licenciado vendido pelo próprio criador do conteúdo. Garantindo que o produto digital comprado é legalmente de quem pagou por ele. Alguns exemplos de infoprodutos são ebooks, cursos online, plataformas, vídeos, logos, programas de computador, aplicativos e sites. 

Vantagens do PLR 

Uma das principais vantagens do PLR é justamente o tempo, isso porque criar um produto do zero envolve muita pesquisa de mercado, produção e edição. Quem adquire um PLR já possui a base pronta, precisando apenas de uma revisão, ajustes para que o infoproduto se adeque ao que a empresa quer oferecer e talvez algumas adaptações com relação a integração na plataforma da empresa. 

Outra vantagem do infoproduto é que ele pode ser revendido, ou seja, a empresa pode fazer diversas modificações e vender essas diferentes edições no mercado. Dessa forma, o PLR se torna muito lucrativo, pois o mesmo infoproduto com pequenas mudanças pode ser vendido para diferentes pessoas ou empresas que tenham interesse.  

Desvantagens do PLR 

Contudo, a vantagem de poder vender o infoproduto para vária pessoas, também é uma grande desvantagem. Isso porque várias empresas podem adquirir o mesmo infoproduto, de forma que o site, logo ou plataforma dos concorrentes podem ficar muito parecias. Isso pode diminuir algo que poderia ser um diferencial da sua empresa, caso o infoproduto fosse criado do zero.  

Outro problema que pode acontecer é o infoproduto adquirido ser muito genérico, precisando de diversas modificações e adaptações para o público-alvo. Assim, o tempo gasto e o dinheiro investido podem não valer o custo, ou se equiparar, em questão de gastos, a algo original que poderia ser criado pela própria empresa.  

Dicas com produtos PLR 

  1. Pesquise antes de comprar 
  1. Confirme se o infoproduto se enquadra no mercado pretendido 
  1. Fique atento quanto a qualidade do infoproduto 
  1. Pesquise sobre quem está vendendo o PLR 
  1. Revise o infoproduto antes de vendê-lo como seu 
  1. Personalize para vender a sua marca