Tabela SAC e tabela Price, o que são e quais são suas diferenças?

Que juros está presente na vida de todo empreendedor você já sabe. Entretanto, existem duas maneiras de calculá-lo, tabela SAC e Price, que varia de empresa para empresa, e de seguimento para seguimento.  

Dito isso, é de suma importância para qualquer um que está diariamente nesse meio entenda minimamente sobre suas formas de cálculo e suas diferenças. O que acha de aprender um pouco mais com a gente?

Tabela SAC (Sistema de Amortização Constante)
Tabela Price

Tabela SAC (Sistema de Amortização Constante)

É uma forma para calcular dívida de maneira que a amortização (redução de débito) seja constante. Sendo assim, as parcelas das mesmas são gradativamente menores conforme o avanço do período.

Essa forma de calcular juros, normalmente, está presente principalmente em financiamentos à longo prazo, por conta da inadimplência (Falta de cumprimento com obrigação) ser menor, teoricamente.

Mas como é calculado e por que o valor dos juros diminuírem a cada parcela? Bom, na Tabela SAC, o valor dos juros é calculado a partir do saldo devedor, logo, a cada parcela paga, menor os juros a ser pago na parcela seguinte, fazendo com que a amortização seja constante. Assim o valor da última parcela a ser paga é menor que a primeira.

Tabela Price

Por outro lado, esta forma de calcular juros é mais comum em compras à prazo e empréstimos de curto prazo. Este método foi apresentado pelo filósofo Richard Price na França, por isso ela também é conhecida como Amortização Francesa.

Este modelo é o mais comum aqui no Brasil, e ao contrário da Tabela SAC, a Tabela Price mantém suas parcelas com valores fixos, fazendo com que o valor da primeira parcela seja o mesmo em relação a última. Mas o que acontece com a amortização nesse caso? Bom, para se manter os valores das parcelas fixas, a amortização aumenta com base os pagamentos são feitos, fazendo com que os juros pagos sejam gradativamente maiores e o último valor pago seja igual o primeiro.

Imóvel Integrado