Qual é a Identidade Organizacional da sua empresa?

Se você não possui uma identidade organizacional definida, você precisa ler esse artigo!

Toda empresa possui um propósito, um motivo para existir. Qual o propósito da sua empresa? Você passa esse propósito para os seus funcionários, clientes e fornecedores? Todas essas perguntas estão relacionadas à identidade organizacional. Construir essa identidade é fundamental para guiar o negócio quanto as premissas, os objetivos e os ideais de futuro da organização. Assim, é possível definir o discurso da empresa, embasar decisões e guiar comportamentos.

É importante que todos os colaboradores vivam e se identifiquem com a cultura da empresa. Dessa forma, todos vão conseguir passar a mensagem da empresa da mesma maneira. É interessante, inclusive, que os colaboradores saibam os elementos da identidade de cór, por isso, a mensagem deve ser clara, objetiva e concisa. Confira quais são os elementos da identidade organizacional:

 

Missão

A missão é a verdadeira razão da existência da empresa. O principal motivo da empresa existir e se inserir naquele mercado. Ao criar a missão do seu negócio, busque elaborar uma frase simples, fácil de gravar, que expresse a essência da empresa e que seus clientes e colaboradores se identifiquem. A missão precisa responder três perguntas:

  • Por que a sua empresa existe?
  • Qual o papel de sua empresa no mercado?
  • O que a sua empresa agrega aos diversos públicos envolvidos?

Todas essas respostas, dentro de uma única frase, formam a missão da empresa. Não tenha pressa, reflita ao máximo sobre a identidade da sua empresa.

 

Valores

Os valores são os adjetivos que definem sua empresa. Pense assim: “Minha empresa é…” e complete com as características que melhor definem o comportamento e as atitudes da sua empresa.

Visão

A visão é a bússola que guia a empresa para onde ela quer chegar. Por isso, os verbos que a compõem estão sempre no futuro pois é o objetivo a longo prazo que a empresa quer alcançar. Ao contrário da missão e valores, deve ser bem específica, pois se trata de estratégias e metas. Além disso, é importante que ela seja ambiciosa, apesar de realista.

 

Para focar nas questões estratégicas da sua empresa, você precisa otimizar as questões operacionais, como administrar o fluxo de caixa, as contas a pagar e a receber, controlar o estoque, emitir orçamentos e gerenciar as ordens de serviços. Por meio de um sistema de gerenciamento on-line, você consegue administrar todas as suas atividades em menos tempo e focar nos principais objetivos da sua empresa.

Nuvemgestor