O que é preciso para ser um bom dono de oficina mecânica?

O que é preciso para ser um bom dono de oficina mecânica?

Abrir uma oficina mecânica e mantê-la em pleno funcionamento, mesmo com tantos concorrentes à sua volta, é um desafio diário que exige dos proprietários e gerentes certas características que vão contribuir para o sucesso do estabelecimento.

Um bom empreendedor tem atitudes que fazem com que seu negócio se destaque dos demais e atraia mais atenção dos possíveis clientes, aumentando as chances de sucesso da oficina mecânica e uma consequente melhora no faturamento. Vamos apresentar algumas características básicas de empreendedores de sucesso.

Conhecimento dos processos

É muito comum que os donos de oficinas mecânicas já tenham exercido a função de mecânico um dia. Independente disso, os processos dentro de uma oficina se atualizam com frequência, já que o mesmo acontece com os veículos. Assim, quem deseja ser um bom proprietário de oficina mecânica deve sempre se atualizar das atividades realizadas e das novidades do ramo.

Quando o dono ou gerente conhece os serviços prestados, isto proporciona maior confiança e respeito por parte dos funcionários. Também faz com que as cobranças do dia-a-dia sejam melhor embasadas.

Contudo, além dos conhecimentos da área mecânica, um bom proprietário deve conhecer bem os processos administrativos do negócio. Mesmo contando com uma equipe para auxiliar nesta parte, é necessário ter conhecimento de conceitos financeiros, fiscais, de gestão e de recursos humanos.

Coragem

Em certos momentos o empreendedor se vê em situações complicadas, onde precisa tomar decisões difíceis, que terão grande impacto sobre o futuro da oficina mecânica. Mas é justamente neste momento que os bons empreendedores se destacam!

Curso Eletricidade Automotiva - Como Diagnosticar Defeitos Elétricos | Universidade NuvemQuando se conhece os processos, também se sabe os riscos de cada passo a ser dado. Assim, quando se tem coragem para assumir os riscos e seguir em frente, você sai na frente de muitos outros concorrentes que preferem continuar em sua zona de conforto.

Precisamos entender que quando assumimos certos riscos, a linha que separa o sucesso do fracasso é muito fina. Então, antes de tomar qualquer decisão, estude bem o assunto, veja se alguém já fez o mesmo, e se teve sucesso, e calcule o quanto você tem a perder em caso de insucesso.

Agir desta forma fará que você aproveite todas as oportunidades. Muitas vezes elas aparecem por acaso, e desaparecem rapidamente, na maioria das vezes porque algum concorrente agiu mais rápido. Por isso, esteja sempre atento!

Metas

O empreendedor que estabelece objetivos e metas na sua oficina mecânica facilita a gestão de resultados, consegue realizar uma cobrança em sua equipe baseada em fatos e deixa mais claro para todos onde quer chegar.

É importante lembrar que metas devem ter um valor possível de ser atingido (nem muito fácil, nem impossível), prazo estabelecido para ser atingida e um meio para que o resultado seja medido. Desta forma, todos saberão o que precisam fazer para atingir.

Investimento na equipe

Um bom proprietário ou gerente de oficina mecânica também se destaca por confiar em sua equipe e saber que pode contar com ela a todo momento. Assim, este empreendedor também entende que o investimento em sua equipe será convertido em um melhor atendimento, melhora na imagem da sua oficina perante os clientes e, consequentemente, melhora nos resultados financeiros.

Estes investimentos envolvem aqueles que a legislação obriga que sejam feitos, com os equipamentos de proteção individual (EPI’s). Também podem ser realizados investimentos em capacitação dos funcionários. Estes permitem que a oficina aumente a gama de serviços prestados e aumente a qualidade daqueles já existentes.

Uma ótima opção em capacitação de mecânicos é o curso de Eletricidade Automotiva da Universidade Nuvem. Com ele o profissional conseguirá diagnosticar e realizar reparos com muito mais eficiência, recebendo um significativo aumento na gama serviços e nos lucros. Clique aqui para conhecer o curso.

Curso Eletricidade Automotiva | Universidade Nuvem