Como a técnica do Pomodoro pode aumentar a sua produtividade

A rotina de um gestor dentro da empresa pode ser muito estressante. Por mais que se tente reservar um tempo para dedicar a tarefas administrativas, sempre há alguma coisa (ou pessoa) para o interromper.

Existe a ideia de que o foco em atividades administrativas pode ser “perda de tempo”, mas são justamente elas que podem mostrar as direções que a empresa tomará no futuro e, desta forma, se alcançar um aumento de faturamento e lucro.

Para auxiliar o gestor a ter este foco, existe uma técnica mundialmente difundida e que, apesar de muito simples, pode trazer ótimos resultados: a técnica do Pomodoro. Hoje vamos explicar melhor o que é este método, como utilizá-lo e como ele pode te ajudar.

Oficina Integrada - Sistema de Gestão Online

Origem

Esta técnica teve origem na Itália, onde um cozinheiro precisava organizar melhor os seus estudos, para aumentar sua produtividade. Desta forma ele passou a cronometrar o tempo que dedicaria aos estudos utilizando um “timer” em formato de tomate, pomodoro em italiano.

O timer rodava por 25 minutos até despertar e, durante este tempo, Francesco Cirillo se mantinha completamente focado em sua tarefa. Ao perceber a eficácia de sua técnica, decidiu publicá-la.

Técnica

Com base na ideia de Francesco, a técnica do Pomodoro foi sendo aprimorada ao longo do tempo até chegar no que temos hoje. São poucos passos, bem simples, mas que entregam um ótimo resultado.

A técnica consiste em cronometrar 25 minutos e, neste tempo, nada pode tirar o seu foco da atividade que você está desempenhando. Separe exatamente este tempo para realizar o que for preciso.

Ao final dos 25 minutos, você poderá realizar outras atividades por até cinco minutos, o que permite que você não seja 100% indisponível enquanto está focado. Mas é importante não ultrapassar este tempo.

Passados quatro ciclos de 25 minutos, há uma pausa maior, entre 15 e 30 minutos, até porque nosso cérebro tem uma limitação de tempo em que consegue se focar em uma atividade.

Como utilizar

Primeiramente, liste as tarefas do dia para as quais você precisará de 100% de atenção. Feito isso, comece a se concentrar na primeira, utilizando a técnica do Pomodoro. Você pode cronometrar o tempo de diferentes formas, utilizando o relógio de pulso, do celular, ou até mesmo com aplicativos que já existem especialmente para isso (basca buscar por Pomodoro em sua loja de apps e escolher o que mais lhe agrada).

Comece seu período de 25 minutos de foco total. Para conseguir isto, deixe claro para quem pode te interromper que você está utilizando esta técnica e que, posteriormente, terá tempo para outras atividades.

Aproveite as pausas menores para atividades rápidas, mas não complexas, para não distrair sua mente. Você pode ir ao banheiro, tomar água, ou até mesmo ligar para algum cliente ou fornecedor. Lembre-se de não ultrapassar os cinco minutos.

Chegando ao final dos quatro ciclos, utilize sua pausa maior para descansar. Relaxe, dê uma volta, converse com outras pessoas, leia um livro, etc. Neste momento você deve dar uma “folga” ao seu cérebro, para que passada a folga ele possa voltar bem ao novo período de foco total.

Nuvem Gestor | Sistema de Gestão Online