5 passos para manter a sua produtividade no ambiente de trabalho

5 passos para manter a sua produtividade no ambiente de trabalho

A rotina estressante de um empreendedor pode, com o tempo, prejudicar sua produtividade e seu rendimento no trabalho, o que reflete em toda a empresa. Para que os compromissos do dia a dia não consumam toda sua energia, você pode colocar em prática algumas técnicas.

Quando um gestor se mostra sempre bem disposto, determinado a buscar o sucesso da empresa e com energia para o trabalho duro, com certeza o restante dos colaboradores também seguirão o exemplo e, por consequência, o desempenho da empresa como um todo tende a melhorar.

Para vencer o cansaço e o desanimo existem ações simples e que geram grande impacto, desde que sejam inseridas em sua rotina. No texto de hoje vamos apresentar algumas destas ações, para que você coloque logo em prática!

Mulheres Empreendedoras: 10 Passos para Desenvolver sua Mentalidade de Sucesso e Conquistar sua Independência

Mantenha-se ativo

Um dos grandes ladrões de energia, hoje em dia, é o sedentarismo. A prática de qualquer tipo de exercício físico, além de ser benéfico para a saúde física de qualquer pessoa, também é uma ótima maneira de se desligar dos possíveis problemas do dia a dia, e descarregar qualquer tensão que possa ter surgido ao longo do dia.

Você pode optar entre as mais diversas modalidades de exercício: desde uma simples caminhada, até matricular-se na academia ou praticar algum esporte. Tudo isso pode ser um grande aliado da sua produtividade.

Tenha um hobby

Além de exercícios físicos, outro modo de deixar de lado os problemas da rotina de empreendedor, pelo menos temporariamente, é dedicar-se a algum outro tipo de atividade que você goste e te traga divertimento ou entretenimento.

Existem diversos tipos de hobby que podem se encaixar na sua rotina, sem tomar muito tempo, e que proporcionem bons momentos para relaxar. Podemos citar coleções, artes, viagens, gastronomia, entre tantos outros. Você deve escolher o que mais se adapta à sua personalidade e ao seu dia a dia.

Durma bem

Outro vilão da produtividade é o sono, proveniente de uma noite mal dormida (ou várias). O sono dificulta o foco em atividades rotineiras, aumentando o tempo para finalizar uma tarefa, ou até mesmo gerando retrabalho.

Especialistas recomendam que tenhamos, no mínimo, oito horas de sono por noite, para que nosso corpo consiga recuperar as energias gastas durante o dia. Desta forma, procure cumprir todo dia este tempo de sono e, facilmente, você verá a diferença.

Com relação ao sono, você também deve ficar atento se, mesmo tentando manter esta rotina de sono, você ainda tem problemas para dormir. Isto pode indicar algum distúrbio, e você deve procurar um especialista para te ajudar.

Organize suas tarefas

Muitos empreendedores perdem tempo desnecessariamente todos os dias, somente tentando se lembrar quais são as pendências que precisam resolver, ou quais tarefas ficaram em aberto dos dias anteriores.

Uma saída extremamente simples para esta situação é organizar, no final do expediente, tudo o que você precisará fazer no dia seguinte. Escreva de forma objetiva, em um local de fácil acesso (post-it, bloco de notas digital, caderno, etc.), as tarefas pendentes. No início do expediente, reveja tais anotações e já comece o dia de forma mais organizada.

Automatize tudo o que for possível

Na rotina do seu negócio, com certeza existem aquelas tarefas repetitivas e que tomam tempo de trabalho. Hoje em dia, com o avanço da tecnologia, muitas destas tarefas já podem ser automatizadas, por meio de sistemas de gestão inteligentes, como o Nuvem Gestor, o Imóvel Integrado ou o Oficina Integrada.

A partir do momento que você deixa de se dedicar a tais tarefas, automatizando processos, você terá mais tempo para ações de cunho mais estratégico, visando o crescimento do seu negócio e a conquista de mais clientes.

Além disso, o sistema de gestão dará a você os dados e informações necessários, como relatórios e gráficos, para as ações estratégicas futuras. Com eles em mãos você será mais efetivo na gestão da empresa, evitando muito retrabalho e perda de tempo.

Agora, com estes passos, você pode aumentar a sua produtividade e a da sua empresa! Bom trabalho!

Nuvem Gestor | Sistema de Gestão Online