O que é a usabilidade de sistemas corporativos?

usabilidade sistema corporativo

Primeiramente, conceituaremos o que é a usabilidade. Esse termo é utilizado para se referir à forma com que um sistema ou uma ferramenta é utilizada.

Geralmente, a usabilidade é muito visada no desenvolvimento de sites e sistemas que serão utilizados não apenas pelos profissionais da empresa, mas também pelos clientes, como por exemplo, sites de e-commerce.

Dessa forma, a construção da usabilidade considera alguns pontos-chave para que ela se torne realmente facilitadora em seu funcionamento, como a forma em que os elementos gráficos ficam dispostos na tela, o tamanho da fonte, a paleta de cores e o contraste dela na tela dos dispositivos eletrônicos, entre outros quesitos.

Apesar de muito visada em prol dos clientes que trafegarão pelos sites, ela não é muito considerada quando o assunto é sistema corporativo, ou seja, quando é voltada para os profissionais da empresa.

A usabilidade dos sistemas corporativos

Sendo a principal função de um sistema corporativo a de auxiliar, facilitar e agilizar as relações e processos que fazem a empresa continuar funcionando, a usabilidade do sistema corporativo pode ajudar muito ou também pode prejudicar, caso seja mal programada.

Um dos elementos importantes para a usabilidade bem programada é sua consistência. Isso significa dizer que há uma garantia do sistema em que determinadas funções são aplicadas do mesmo jeito para diversas aplicações. Por exemplo, se um sistema possibilita que a tecla “espaço” tenha a função de espaçar letras em todas as suas aplicações daquele sistema, o modo de uso fica mais intuitivo e facilita o processo para o usuário.

Outro elemento interessante de ser considerado na construção da usabilidade é em relação aos filtros. Um filtro faz com que as informações buscadas sejam acessadas mais rapidamente, e ele é o diferencial para pesquisas internas do sistema. Um exemplo é, caso um profissional da empresa queira saber alguma informações sobre taxas de juros de um mês específico de um ano específico. Nesse caso, se houver um filtro de datas ativado, a busca será muito mais rápida.

Para além da usabilidade, o ideal de uma empresa é que ela tenha um sistema sólido e bem desenvolvido. Isso com certeza faz com que as informações fiquem mais organizadas, e refletem diretamente no desempenho da empresa no geral.

Devido a isso, a dica de ouro é o Nuvem Gestor. Esse software inovador foi desenvolvido para controle e gerenciamento administrativo de empresas, e disponibiliza uma série de ferramentas essenciais para garantir o bom funcionamento da empresa. Essas ferramentas vão de controle de fluxo de caixa, passam por controle de estoque e vendas, entre outras funcionalidades. Essa é uma dica que sem dúvidas trará melhores resultados para os negócios.