Em geral, uma proposta comercial é uma chance para pequenas empresas conseguirem boas vendas. Assim, fazer uma proposta comercial pode envolver a técnica do documento, mas, principalmente, a confiança na apresentação. Como o nome diz, trata-se de uma proposta, e desse modo é importante ter atenção aos detalhes que farão seu cliente fechar negócio com você.
O que é uma proposta comercial
Assim, uma proposta comercial é uma oferta de um produto ou serviço da sua empresa para um determinado cliente. Ou seja, é uma oferta pensada nas necessidades daquele cliente em específico, e esta é a potência da proposta. Ao expor para o cliente o produto ou serviço, deve haver uma descrição o mais detalhada possível da execução, incluindo valores.
Além disso, apresentar uma proposta comercial ao seu cliente aproxima ele da sua empresa, pois a preocupação com as necessidades dele entra na conta. Afinal, unir o útil ao agradável costuma ser um bom negócio, e assim pode ser para você e sua empresa. Logo, estreitar a relação e cultivar o vínculo do cliente com a sua empresa é também uma maneira de fidelizar sua clientela.
Como montar uma proposta comercial
Embora a proposta comercial possa ser apenas falada, caso seja necessário escrever uma proposta, o empreendedor deve estar atento a alguns tópicos. Para propostas comerciais escritas ou digitais, lembre-se de incluir:
- Um resumo da proposta;
- O diferencial da sua empresa nesta proposta;
- Os detalhes da sua proposta, como as formas de execução;
- Uma opção alternativa à oferta principal;
- Valores;
- Informações sobre sua empresa e quem conduz o cliente na etapa seguinte;
- Datas de criação e de validade da proposta.
Fazendo isso, o cliente estará a par de todas as informações vitais para o negócio. Ademais, incluir uma data máxima para o aceite da proposta é importante para que o cliente tenha tempo de refletir, mas também provoque senso de urgência.
Por que é importante apresentar sua proposta
Em vez de montar uma proposta digital e enviá-la, apresentá-la ao seu cliente é muito mais eficaz. Desse modo, ele pode confiar na sua apresentação e na relação construída entre você ou o representante da sua empresa e ele.
Conheça seu cliente, saiba o que ele precisa e tenha uma boa argumentação sobre o que sua empresa pode entregar. Desta maneira, metade do trabalho de uma proposta comercial está pronto. Além disso, lembre-se que, muitas vezes, o crescimento da sua pequena empresa pode ser a consequência de boas propostas que convenceram o cliente.