Proposta Comercial: como fazer uma em sua pequena empresa

Homens de negócios apertando as mãos após proposta comercial
(Fonte: Unsplash)

Em geral, uma proposta comercial é uma chance para pequenas empresas conseguirem boas vendas. Assim, fazer uma proposta comercial pode envolver a técnica do documento, mas, principalmente, a confiança na apresentação. Como o nome diz, trata-se de uma proposta, e desse modo é importante ter atenção aos detalhes que farão seu cliente fechar negócio com você.

O que é uma proposta comercial

Assim, uma proposta comercial é uma oferta de um produto ou serviço da sua empresa para um determinado cliente. Ou seja, é uma oferta pensada nas necessidades daquele cliente em específico, e esta é a potência da proposta. Ao expor para o cliente o produto ou serviço, deve haver uma descrição o mais detalhada possível da execução, incluindo valores.

Além disso, apresentar uma proposta comercial ao seu cliente aproxima ele da sua empresa, pois a preocupação com as necessidades dele entra na conta. Afinal, unir o útil ao agradável costuma ser um bom negócio, e assim pode ser para você e sua empresa. Logo, estreitar a relação e cultivar o vínculo do cliente com a sua empresa é também uma maneira de fidelizar sua clientela.

Como montar uma proposta comercial

Embora a proposta comercial possa ser apenas falada, caso seja necessário escrever uma proposta, o empreendedor deve estar atento a alguns tópicos. Para propostas comerciais escritas ou digitais, lembre-se de incluir:

  1. Um resumo da proposta;
  2. O diferencial da sua empresa nesta proposta;
  3. Os detalhes da sua proposta, como as formas de execução;
  4. Uma opção alternativa à oferta principal;
  5. Valores;
  6. Informações sobre sua empresa e quem conduz o cliente na etapa seguinte;
  7. Datas de criação e de validade da proposta.

Fazendo isso, o cliente estará a par de todas as informações vitais para o negócio. Ademais, incluir uma data máxima para o aceite da proposta é importante para que o cliente tenha tempo de refletir, mas também provoque senso de urgência.

Por que é importante apresentar sua proposta

Em vez de montar uma proposta digital e enviá-la, apresentá-la ao seu cliente é muito mais eficaz. Desse modo, ele pode confiar na sua apresentação e na relação construída entre você ou o representante da sua empresa e ele.

Conheça seu cliente, saiba o que ele precisa e tenha uma boa argumentação sobre o que sua empresa pode entregar. Desta maneira, metade do trabalho de uma proposta comercial está pronto. Além disso, lembre-se que, muitas vezes, o crescimento da sua pequena empresa pode ser a consequência de boas propostas que convenceram o cliente.