Franquia virtual: conheça as vantagens de abrir um negócio digital franqueado

Franquias virtuais - Fonte: Pixabay

Uma ótima opção para quem quer ter seu próprio negócio, tem dinheiro para investir e quer algo com maiores chances de dar certo, é as franquias. Na franquia você obtém o direito de abrir uma loja de uma marca já estabelecida no mercado, alguns exemplos famosos são Starbucks, Boticário e Burguer King. Contudo, com o crescimento digital, hoje em dia uma opção que vem crescendo e se tornando famosa são as franquias virtuais ou digitais. Confira a seguir como funciona esse modelo de negócios e suas principais vantagens.   

Como funciona 

Das mesma forma que uma franquia convencional, nas franquias digitais o empreendedor irá adquirir o direito de uso de alguma marca, assim como seus tipos de venda e estratégias comerciais. A principal diferença está na forma de operação, que ao invés de ser física, será voltada para o mundo virtual. Assim, não existe a necessidade de ter uma loja física, pois você poderá começar a empreender direto de sua casa através da Internet. Além disso, ao comprar uma franquia virtual você também terá acesso à serviços como consultoria de gestão, marketing digital e apoio na divulgação.  

Vantagens 

Investimento menor 

Como já citado, diferente de uma franquia convencional em que se teria todo o gasto com locação ou construção do espaço, na franquia virtual é tudo digital. Então o investimento inicial total será muito menor. Isso torna as chances de necessidade de empréstimo menores, assim como preocupações com mantimento do negócio dado gastos de luz, água, funcionários etc. Os valores apenas para obter os direitos da marca variam dependendo de como a franquia está posicionada no mercado, indo de R$5 mil até R$90 mil reais.  

Menor burocracia 

Os negócios digitais costumam ter burocracias muito menores que os físicos, isso porque as empresas já deixam toda essa parte pré-estabelecida. De maneira que o empreendedor apenas precisa seguir as operações indicadas no contrato com a franquia. Assim, quem adquire a franquia não perde tanto tempo com a parte de construção e registro de marca, assim como CNPJ e ou documentos atrelados à criação de uma loja virtual. 

Operação da franquia 

Na parte de franquias digitais, todo o desenvolvimento já terá sido testado, como site, marketing digital, estratégias de vendas etc. De forma que um caminho base já está pré-estabelecido, o que aumenta as chances de sucesso do negócio. Afinal, você aplicará algo que já foi testado antes e teve um retorno positivo. Contudo, vale lembrar que apenas isso não irá garantir o sucesso total, afinal é preciso ter decisões estratégicas boas e saber como gerenciar o negócio.  

Quer saber mais sobre franquias e o mundo do empreendedorismo? Não deixe de conferir 4 dicas para quem quer abrir uma franquia de sucesso