Como prospectar clientes e aumentar as conversões

Todo vendedor sabe que a parte de prospectar clientes pode ser difícil, cansativa e demorada. Afinal, iniciar esse contato e demonstrar os benefícios da sua empresa, seus produtos e serviços, exige extrema dedicação e muito esforço até conseguir a conversão no final.

Mas, se perder enquanto faz a prospecção pode causar um dano perigoso nesse processo de captação e fidelização de clientes. Por isso, é fundamental que os vendedores tenham conhecimento sobre alguns detalhes, que irão facilitar a busca por novos parceiros e, consequentemente, aumentar o número de conversões.

Para realizar uma boa prospecção, preparamos esse guia com algumas dicas básicas, que vão te ajudar a demonstrar maior propriedade daquilo que oferece. Assim, converter as vendas não será tão difícil.

1. Crie uma persona para a sua empresa

No marketing digital, utilizamos o conceito persona para identificar o cliente ideal da sua empresa. Essa ferramenta te ajuda a compreender quais são os desejos do seu público-alvo, suas dores, dúvidas e tudo o que poderia leva-lo a adquirir aquilo que você oferece.

Conhecendo perfeitamente como é o seu público-ideal, torna-se mais fácil criar uma comunicação assertiva, de modo a impactar o cliente ao ter contato com a sua oferta.

2. Conheça o seu mercado e o estude periodicamente

De nada adianta dedicar tempo e esforço para alcançar um público que simplesmente não é adepto daquilo que você vende. Então, um dos primeiros passos para prospectar clientes com eficiência, é conhecendo o mercado de atuação da sua empresa.

Realize uma pesquisa aprofundada sobre os desejos e, principalmente, das tendências do mercado que abrange. Por vezes, o produto que você considera ideal para oferta, não é o que está sendo mais procurado no momento. Essa é uma excelente alternativa para aumentar as conversões.

3. Saiba tudo sobre aquilo que você vende

Hoje, o mercado oferece diversas opções do mesmo produto para um único cliente e nem sempre é o preço praticado que irá influenciar a sua decisão de compra, mas sim a confiabilidade no vendedor, no serviço ou no item, em si.

A melhor maneira de mostrar propriedade sobre aquilo que vende, é conhecendo profundamente o produto. Para isso, vale a pena conversar com a equipe de produção, com vendedores mais experientes e, até mesmo, pesquisar sobre a percepção do público sobre o item. Assim, você consegue compreender quais são as principais dúvidas que podem surgir e já estará preparado para eliminá-las.