Como aumentar a fidelidade de clientes da sua sorveteria em 82%

É possível aumentar a fidelidade dos seus clientes em 82% com um pedaço de papel cartão e dois carimbos. Duvida? Confira o texto!

Dois pesquisadores nos Estados Unidos realizaram um teste para aumentar a fidelidade dos clientes em uma sorveteria. Em dois sábados consecutivos, eles distribuíram 300 cartões de fidelidade no estabelecimento.
Metade desses cartões indicava que a cada 8 sorvetes, o cliente ganharia outro de graça. A outra metade indicava que a cada 10 sorvetes, o cliente ganharia outro de graça, porém a sorveteria deu duas carimbadas no cartão como bônus grátis devido a uma promoção do dia.

Logo nos dois cenários, todos os 300 clientes precisariam comprar 8 sorvetes para receber outro gratuito. A única diferença é que a primeira metade tinha um cartão de fidelidade sem nenhuma carimbada e a outra estava com duas carimbadas. Ou seja, o cartão estava 20% completo.

Nos próximos 6 meses, das 150 pessoas que receberam o cartão sem nenhuma carimbada, 28 compraram um sorvete as 8 vezes e ganharam outro grátis.
Das 150 pessoas que receberam o cartão com 2 carimbadas, 51 compraram um sorvete também mais 8 vezes e  ganharam outro grátis.
Ou seja, o fato das pessoas receberem uma espécie de avanço artificial representou um crescimento de 82% na fidelidade dos clientes.

Conseguir um novo cliente custa 7 vezes mais que reter um já existente. Por isso, é preciso focar em estratégias para encantar as pessoas que já compram de você.
Caso você queira replicar esse efeito no seu negócio, basta colocar um objetivo para seus clientes atingirem, decidir qual a ação pode marcar pontos e oferecer um progresso inicial como bônus.

Recomendamos também que você adquira um sistema de gerenciamento on-line, pois com ele é preciso otimizar todas as tarefas operacionais da sua empresa, proporcionando mais tempo para elaborar estratégias para fidelizar seus clientes e impulsionar as suas vendas.

 

 

software-restaurante-bar-lanchonete