8 dicas para quem quer alcançar as metas de vendas

Como vender mais - Fonte: Pexels

Quem trabalha com vendas sabe o quão desafiador pode ser convencer um cliente a realmente fechar a compra. Afinal, hoje em dia a concorrência é altíssima, e com sites de comparação, as pessoas facilmente checam os serviços em busca de preços melhores. Além disso, cada cliente é diferente e busca produtos diversos, assim o vendedor precisa ter dinamismo para conseguir chamar a atenção do consumidor. Confira a seguir 8 dicas para quem quer alcançar as metas de vendas e fechar mais vendas.  

1. Plano de ação 

É importante pensar como você irá abordar o cliente, qual a forma mais apropriada de convencê-lo a comprar o produto, o que está ao seu alcance para fechar a compra, etc. Assim, criar um plano de ação e colocá-lo em prática é essencial para garantir que você saberá o que fazer a partir do momento que o consumidor entrar na loja. 

2. Peça ajuda 

Muitas vezes o vendedor só consegue chegar até um determinado nível no atendimento, portanto não tenha medo de pedir ajuda para o gerente ou supervisor para conseguir fechar a venda. Sempre pergunte se algum desconto pode ser dado ou o que é possível fazer. 

3. Conheça o produto 

Um bom vendedor deve conhecer os produtos que estão na sua loja, isso irá lhe ajudar tanto no atendimento quanto no fechamento da compra. Saber as vantagens de um produto em relação à outro, conseguir realizar indicações e também responder a dúvidas sobre os serviços são essenciais. 

4. Saiba o que seu cliente procura 

Quando o cliente entra na loja, muitas vezes ele já tem algo em mente, portanto tente observá-lo e saber o que ele pode estar procurando na sua loja. Se o seu departamento é de tecnologia, claramente o consumidor que for na loja estará à procura de algo desse setor.  

5. Use a persuasão a seu favor 

Usar técnicas de persuasão como promoções, descontos, métodos de pagamento, entre outros, pode ser o diferencial entre fechar a compra ou não. Portanto, tenha sempre algumas cartas na manga para chamar a atenção do cliente e ele pensar que aquela compra será a melhor.  

6. Seja honesto 

Muitas vezes, com a competição do mercado e com a Internet, nem sempre é possível bater o preço ou ter o exato produto que a pessoa procura. Seja honesto quanto até onde a loja consegue suprir a necessidade do consumidor, e também o que ela pode fazer em troca ou dar de benefícios.  

7. Ouça e pergunte 

Mostrar que você conhece os produtos é muito importante, mas antes de tudo é preciso saber o que o cliente quer. Dessa forma, escutar o cliente e perguntar o que ele está procurando certamente é uma abordagem essencial nas vendas.  

8. Analise suas vendas 

Por fim, sempre tente estabelecer suas próprias metas pessoais, e comece com metas menores e vá crescendo. Caso você não esteja conseguindo atingi-las tente refletir sobre o que pode estar dificultando o fechamento das vendas, talvez mudar a abordagem com o cliente, conhecer mais sobre os produtos, ou então ver algumas técnicas já ajudem nesse quesito.  

Quer saber mais dicas sobre vendas? Não deixe de conferir como ter alta performance em vendas.