O que fazer quando um cliente solicita a troca de um produto pela Internet?

Troca de produtos -Fonte: Pixabay

Após as compras de Natal, é comum clientes solicitarem troca de produtos, seja por não gostarem da cor, comprarem o tamanho errado ou receberem algum que presente que não lhes agrada muito. E ao invés de ver isso como um problema, é possível ver como uma oportunidade de fidelizar clientes e obter feedbacks. Confira a seguir algumas dicas de como lidar com essa situação da melhor maneira.

Seja rápido no retorno e suporte ao cliente

Para o cliente, substituir um produto adquirido já tende a não ser uma boa experiência, mesmo que o produto tenha chegado em perfeitas condições. Contudo, como já dito, essa pode ser uma ótima oportunidade de fidelizar seus clientes. Para isso, tente retornar o pedido o mais rápido possível e ser comunicativo. Uma ótima maneira de obter melhores resultados sem se sobrecarregar é utilizar automatização no atendimento, de forma a cuidar do pós-venda, economizando algumas horas de trabalho.

Envie todas as informações e seja claro com o consumidor

Um passo importante na hora da troca é enviar todas as informações para que o processo seja realizado da maneira certa e não traga maiores transtornos. Portanto, tente esclarecer todos os pontos e todas as dúvidas do cliente sobre como fazer o retorno do produto.

Etiqueta de frete e declaração de conteúdo

Após ser feita a escolha do novo item, é preciso informar para o consumidor o código de postagem para que seja feito o despache do produto a ser trocado. Também envie a etiqueta com as informações já descritas do remetente e destinatário, para que não haja erros de endereço. Além disso, é preciso que seja feita uma declaração do conteúdo correspondente, que deve ser colocado junto com a encomenda. Envie essas informações para que o cliente imprima e fixe na embalagem do produto a ser devolvido.

Mantenha seu cliente informado e emita uma nova nota fiscal

Feito o despache, é importante que o cliente seja informado de todas as etapas seguintes, até o recebimento do novo produto. Notifique sobre o retorno do produto antigo e o envio do novo produto. Também é importante gerar uma nova nota fiscal para a troca de forma a anular totalmente ou parcialmente a operação anterior de forma a não ter problemas com taxas e impostos.

Peça o feedback sobre a troca

Por fim, após o recebimento do produto trocado, não deixe de pedir o feedback do seu cliente para saber se ele está satisfeito ou se algo poderia ser melhorado. O cuidado com a troca e o bom atendimento com certeza aumentarão as chances de o cliente realizar novas compras com você.