O que é empreendedorismo digital?

Empreendedorismo digital - Fonte: Pexels

Com a Internet se tornando essencial na vida de todos, o empreendedor não poderia ficar de fora desse meio. O empreendedorismo digital vem crescendo nos últimos anos e se tornando uma nova porta para o sucesso que muitos procuram. Confira a seguir tudo sobre o mais moderno jeito de empreender.  

O que é 

O Empreendedorismo Digital é um modelo de negócio que atua de forma virtual, através de aplicativos, sites, etc. Em que são comercializados produtos e serviços sem a necessidade de um local físico. O que torna uma ótima maneira para quem quer começar a empreender e não tem ainda muito dinheiro para investir. Afinal, por ser tudo on-line, empreender digitalmente é uma das formas mais econômicas para quem está começando no mundo dos negócios. E sua extensão é bem grande, cobrindo infoprodutos, cursos, e-books, videoaulas, softwares, jogos e aplicativos.  

Como funciona 

Um exemplo de como funciona o empreendedorismo digital é no e-commerce. Uma loja para poder fazer suas vendas virtuais irá precisar de um site, um sistema de pagamento, um gerenciamento para vendas e controle de estoque e um sistema de canais de atendimento ao cliente. E para isso, geralmente a marca contrata fornecedores desses serviços em que o negócio é feito todo de maneira virtual. Outro exemplo bem procurado são os infoprodutos, em que o criador deixa disponibilizado em alguma plataforma logos, sites base, estruturas de e-books, vídeos, entre outros, os quais são comprados por empresas que não querem criar algo do zero.  

Vantagens do empreendedorismo digital 

Flexibilidade 

No empreendedorismo digital a flexibilidade é alta, afinal a Internet funciona 24 horas por dia. Dessa forma, pode-se trabalhar quantas horas quiser e o horário que for melhor. Além disso, podem ser combinadas datas de entrega do produto ou serviço. Mas por ter toda essa flexibilidade, isso acaba exigindo uma boa organização do empreendedor.  

Investimento baixo 

Por ser um negócio virtual, para começar só será preciso ter um computador e acesso à Internet. Ou seja, o custo se torna o mais baixo entre os tipos de empreendedorismo que se tem atualmente. Dessa forma, o investimento é baixo e o retorno pode ser ótimo. 

Alcance 

Digitalmente o alcance é muito grande, é possível fazer negócios com pessoas de outros países facilmente. Portanto, o alcance não fica limitado espacialmente, além de que se pode divulgar o produto ou serviço prestado em diversas plataformas, nas redes sociais e também fisicamente.

Diversidade 

Uma das maiores vantagens do empreendedorismo digital é sua enorme gama de atuação. É possível atuar no e-commerce, blogs e sites, infoprodutos, aplicativos, jogos, cursos, desenvolvimento de marcas, fotos, consultoria, etc. Praticamente tudo pode ser vendido e se tornar um empreendimento digital.  

Por fim, não deixe de conferir nosso post sobre Como se tornar um Microempreendedor Individual(MEI) e comece a dar forma ao seu negócio hoje mesmo.