Gestão de pessoas: Descubra 3 modelos primordiais para liderança

gestão de pessoas (Fonte: Pixabay))
gestão de pessoas (Fonte: Pixabay))

Os modelos de gestão de pessoas são amplamente aplicados e, muitas vezes, não são reconhecidos como os métodos existentes. Venha conhecer mais sobre alguns dos principais modelos de liderança em gestão de pessoas.

Gestão de pessoas é uma área da organização de instituições e empresas, que atuam com indivíduos, voltada para promover e administrar bem estar e qualidade de vida institucional dos funcionários desta empresa. São responsáveis pela resolução de problemas interpessoais (brigas e discussões), intrapessoais (problemas de empenho) e grupais. Além disso, também desenvolvem processos relacionados à busca e admissão de novos talentos.

Dessa forma, é imprescindível a existência de uma pessoa que assuma e exerça o papel de liderança, de acordo com os modelos existentes. Leia até o final do artigo e acesse o Blog Mundo Mídia para saber mais sobre este assunto.

Modelo de liderança autoritária

Marcado por ser um dos modelos mais implementados nas instituições, o modelo de gestão de pessoas com a presença de um líder autoritário costuma estar relacionado com a grande quantidade de Turnover de funcionários. Turnover nada mais é do que um alto índice na rotatividade de empregados de uma empresa.

Esse fato ocorre, principalmente, pois líderes autoritários impõem suas vontades aos seus empregados, muitas vezes ignorando suas vontades e motivações e focando apenas nos resultados, o que contribui para a formação de um ambiente destrutivo.

Por isso, este modelo costuma ser utilizado em momentos de crise ou em momentos em que há necessidade de uma tomada de decisão rápida para a resolução de questões importantes para a organização.

Modelo de liderança democrática

Nesse modelo o pressuposto parte da existência de liberdade de todos os membros da organização, de forma que cada um deles possa opinar e debater as questões da mesma. Nesse sentido, esse modelo parte do princípio que todos são importantes, devendo ser respeitados e ouvidos.

 Vale lembrar que para o funcionamento correto desse método, há necessidade de que exista confiança, comunicação efetiva, empatia e flexibilidade entre os membros da equipe. Como resultado, muitos membros tendem a buscar formas de se capacitarem para contribuírem de forma ativa e adequada na empresa.

Modelo de liderança carismática

Nesse modelo de liderança, os membros atuam como um reflexo da personalidade de seu lider. Por este motivo, preza majoritariamente pelo carisma e relacionamento interpessoal, responsabilizando-se pela motivação e inspiração dos participantes da organização.

Como resultado, observa-se a formação de um ambiente prazeroso e amistoso que consegue valorizar as questões individuais devido à proximidade e confiança em seu líder. Geralmente empresas que empregam este modelo tendem a possuir funcionários mais motivados e melhores resultados finais.