Como manter seus funcionários focados na empresa

Como manter seus funcionários focados na empresa

Um dos grandes ladrões de produtividade em empresas de diferentes tamanhos e ramos de atuação é a falta de foco, por parte dos colaboradores, com os resultados do empreendimento.

Funcionários com diferentes perfis, idades ou maturidades tornam a tarefa de manter focada toda a equipe muito mais difíceis. Cada um tem o seu modo de enxergar a própria responsabilidade dentro da organização e, por consequência, a forma que seu trabalho impacta no resultado final.

Apenas cobrar foco por parte da equipe pode ser pouco, pois nem todos entendem esta importância. Pensando nisso, vamos apresentar alguns meios de estimular a manutenção do foco no trabalho, de forma a otimizar os resultados da sua empresa.

Nuvem Gestor | Sistema de Gestão Online

Metas

O primeiro motivo para que colaboradores percam o foco com relação às atividades da empresa é justamente não ter um objetivo final para o trabalho desempenhado, ou seja, sem metas.

As metas mostram para o funcionário o resultado esperado com a sua ação e como está seu desempenho com relação ao mesmo, se está abaixo, acima, ou se, pelo menos, está no caminho desejado.

É importante também que o colaborador entenda o porquê daquela meta ter sido estabelecida e qual o impacto dela no resultado final da empresa como um todo. Por isso, mais do que metas, é necessário ter um planejamento estratégico bem estruturado.

Reconhecimento

Se você já implementou metas para que seus funcionários atinjam, então é necessário reconhecer o esforço de que atingiu os resultados esperados. Sem isso, com o tempo a meta perde seu sentido, pois não haverá força de vontade para alcança-la.

O reconhecimento pode ser feito de diferentes modos, e demandar diferentes esforços por parte da empresa. O trabalho do empreendedor é compreender a realidade da empresa e de seus funcionários para, aí sim, organizar esta estratégia.

A empresa pode reconhecer o esforço do seu colaborador por pagamento financeiro, brindes, folgas, ou até mesmo por meio de exposição positiva do funcionário, como em um mural. O importante é que as metas estabelecidas, em conjunto com o reconhecimento proposto, estimulem no funcionário a intenção de focar em seu trabalho e entregar um resultado cada vez melhor.

Dê o exemplo

Todos os esforços feitos no intuito de garantir que seu funcionário foque realmente no trabalho a ser feito será em vão se a principal pessoa interessada no bom funcionamento e nos resultados da empresa, que é o proprietário, não se comporta da forma que é exigida de seus colaboradores.

Superiores, gerentes e proprietários precisam ser o exemplo de bom comportamento dentro de qualquer empresa. Qualquer atitude fora do esperado vinda dessas pessoas acaba validando, na cabeça do funcionário, uma atitude errada da parte dele.

Se você exige que seu colaborador seja focado, dedicado e cumpra as metas e regras da empresa, então você mesmo precisa fazer além disso. Em resumo, seja e comporte-se como o funcionário ideal que você desejaria ter, para que os outros se espelhem em você.

Imovel Integrado - Gestão para Imobiliárias e Corretores

FAÇA SUA INSCRIÇÃOJunte-se a milhares de empreendedores como você. Faça parte da Lista VIP.