Dívidas: como tirar sua empresa do vermelho?

dívidas

Sofrer com dívidas infelizmente não faz parte da rotina apenas de empresários que não dão a devida atenção ao seu negócio. Por vezes, um investimento incorreto ou um imprevisto pode gerar um desequilíbrio no caixa que, sem um controle rígido, pode ocasionar um endividamento completo, inclusive levando ao fechamento da empresa.

Então, como é impossível impedir que as dívidas surjam em alguns momentos, vale a pena ter em mente algumas dicas para evitar que elas se transformem em verdadeiros pesadelos. Para tanto, preparamos esse guia com informações que te ajudarão a eliminar esse risco do seu negócio.

Negocie com os seus credores

Se a dívida já se instalou e você ainda não tem dinheiro o suficiente para cumprir com as suas obrigações, é hora de entrar em contato com os credores e os fornecedores. A enrolação, nesses casos, pode piorar ainda mais a situação.

Entretanto, tenha em mente que o seu comportamento honesto não significa dívida perdoada. Apenas informe-os que precisa de mais prazo para realizar o pagamento e prepare-se para juros e multas que podem ser cobrados.

Priorize os gastos essenciais e corte os desnecessários

Outra atitude que você deve tomar, é verificar onde estão os principais gastos da sua empresa e avaliar quais são realmente necessários e quais podem ser eliminados. Na realidade, essa redução de gastos deve ser um dos primeiros passos a serem realizados quando a empresa entra em uma situação de endividamento.

Verifique custos supérfluos e que podem ser substituídos por menores, caso não possam ser eliminados completamente. Um bom exemplo para ilustrar, são cápsulas de café. Trocá-las por uma máquina de expresso em grãos moídos ou recorrer ao bom e velho café de garrafa é uma solução para manter o mimo e reduzir os custos.

Avalie a possibilidade de realizar um empréstimo

Pensar em fazer um empréstimo pode ser ainda mais assustador quando se está endividado, mas na grande maioria das vezes compensa pagar pelos juros de empréstimos do que acumular os de credores ou cartões de crédito.

Converse com o seu gerente e veja quais as possibilidades que ele te oferece. Cumprir as obrigações com os fornecedores e retomar o fluxo de produtos tende a ser mais compensatório, justamente por reativar a sua capacidade produtiva.

Organize o seu fluxo financeiro

Por fim, invista em um serviço de gestão financeira, caso esteja tendo problemas para administrar os gastos da sua empresa. Organizar o fluxo de entradas e saídas é a maneira mais eficiente de prever situações de endividamento e, consequentemente, evita-las.