Como controlar o estoque de uma loja virtual

A sua loja é eletrônica, mas o estoque precisa ser físico e muito bem organizado para que nada prejudique as suas vendas.

O equilíbrio entre oferta e demanda é raro, e isso pode tornar o controle do estoque uma tarefa que exige muita atenção. Principalmente, para os gestores de lojas virtuais, que precisam estar atentos em como gerenciar esse setor da empresa. Confira três elementos que são essenciais para a gestão de estoques.

Giro de estoque

Corresponde ao número de vezes que o capital aplicado para a compra do produto é recuperado pelas vendas.

Cobertura do estoque

Refere-se ao tempo que o estoque consegue cobrir as próximas vendas, sem precisar reabastecer.

Nível de serviço

O cliente deseja receber o produto o mais rápido possível. Se há atrasos na entrega, principalmente devido à falta no estoque, o nível de insatisfação do cliente sobe. Porém, se a entrega é realizada antes do previsto, o cliente se encanta e a chance de uma próxima compra torna-se alta.

Para estocar é preciso ter capital financeiro. Então, muitas empresas adotam o estoque mínimo para gerar menos impacto no capital de giro. Como o nome já diz, ao se fazer um estoque mínimo, você mantém armazenada apenas uma quantidade mínima da mercadoria, sendo esse um estoque de segurança.

Para calcular o estoque mínimo é preciso considerar o consumo médio diário daquele produto e o tempo de reposição, ou seja, o número de dias entre o pedido de compra e a entrega em sua loja. Por exemplo, se foram vendidas sessenta unidades de determinado produto de sua loja em um mês, o consumo diário de sua mercadoria foi de duas unidades. E se o tempo de reposição dessa mercadoria em seu estoque é de 7 dias, então seu estoque mínimo deve ser de 14 unidades.

ESTOQUE MÍNIMO = CONSUMO MÉDIO DIÁRIO x TEMPO DE REPOSIÇÃO

Ao fazer este cálculo, lembre-se sempre de usar a mesma medida de tempo tanto no consumo quando no tempo de reposição. Ou seja, calcule o consumo médio por dia e o tempo de reposição também em dias, como nós fizemos no exemplo.

Para ajudá-lo a gerenciar melhor o seu estoque, conte com um sistema de gerenciamento on-line. Com ele é possível emitir relatórios sobre o estoque, analisar as vendas e gerenciar seu fluxo de caixa, além de muitas outras funções.

loja-virtual-up-lojas