Vida pessoal x vida empresarial: como manter o equilíbrio?

vida pessoal x vida profissional

Alcançar o equilíbrio entre a vida pessoal e a vida empresarial pode ser um dos maiores desafios dos empreendedores modernos. Afinal, a preocupação diária com as contas a pagar e as obrigações a cumprir dificilmente ficam restritas ao escritório e não os acompanha na ida para casa, ao final do dia.

Entretanto, apesar de difícil, esse deve ser um leão a ser domado. Sem uma gestão pessoal e empresarial muito bem definida, os dois papeis tendem a se sobrepor e nenhum deles acaba sendo bem cumprido.

Para que você consiga equilibrar vida pessoal e vida profissional, vale a pena seguir algumas dicas que separamos para você. Veja só.

Defina o seu ritmo de trabalho

Nós sabemos que o patrão, costumeiramente, é o primeiro a chegar e o último a sair da empresa. Esse tipo de comportamento abnegado, totalmente dedicado ao sucesso do seu negócio, é muito bonito na teoria e se torna um ótimo roteiro para palestrar de coachs por aí. Porém, não é nem um pouco viável.

Você, como empreendedor, deve ter um ritmo de trabalho tal qual os seus colaboradores. Entretanto, as suas atribuições serão diferentes, tal qual as suas responsabilidades. Evite estender a sua jornada de trabalho, pois isso rapidamente se torna um vício difícil de eliminar.

Descanso não é perda de tempo

Outro erro comum dos empreendedores, é acreditar que uma folguinha de vez em quando não é permitida. Já foi provado que o descanso reduz consideravelmente o índice de estresse e contribui para melhorar a tomada de decisões.

Então, se você tiver a oportunidade, descanse. Tire um cochilo, dê um passeio no parque, saia pra correr todo fim de tarde. Isso serve para recarregar as suas energias e te deixar preparado para as próximas tarefas.

Fique atento aos sinais que o seu corpo dá

Dores de cabeça recorrente, sono irregular, falta de ar, visão embaralhando, podem ser sinais que o seu corpo está dando sobre o seu ritmo de trabalho. E, quando isso acontece, esqueça aquele papo de “depois eu vejo”. Quando esses sinais surgem, é porque está passando da hora de dar uma atenção especial ao seu próprio organismo.

Procure ajuda médica e, se necessário, converse com um psicólogo. Não há nenhum demérito em ouvir conselhos de um profissional que saberá te ajudar em momentos de tensão. Inclusive, você terá ainda mais capacidade para resolver os problemas com discernimento e sem comprometer a sua saúde.