Dicas de higienização dos itens mecânicos e de manutenção da sua oficina

Se você acha que em uma oficina mecânica as ferramentas são itens para usar e guardar, sem cuidado algum, você está muito enganado!

Ou se acredita que as máquinas não devem ter nenhuma higienização, se ligue em nossas dicas de como deixar os itens da sua oficina higienizados e sempre prontos para o uso!

1 – Siga as instruções de limpeza do fabricante do equipamento

Parece simples, mas pense que diversos itens da sua oficina tem um fabricante distinto e processos de higienização únicos. Nossa primeira dica – e talvez a mais complexa – é seguir, anotar e organizar todos os procedimentos descritos em cada equipamento, de acordo com o fornecedor do produto.

2 – Defina quem será o responsável pela limpeza dos itens de cada setor

Se a sua oficina é setorizada, o ideal é ter uma pessoa responsável pela limpeza dos itens específicos do setor, com uma planilha de controle que determine quais itens devem ser limpos e os períodos de limpeza. Outro ponto importante é organizar quem serão os responsáveis na escala da limpeza nos períodos estabelecidos e os itens necessários para efetuar a higienização.

3 – Não armazene os itens de um setor em outro

Componentes elétricos são totalmente diferentes de equipamentos hidráulicos ou motores. Cada um tem sua peculiaridade e misturá-los pode fazer com que um atrapalhe o funcionamento do outro. É só você pensar que motores tem óleo e esse óleo pode afetar diversos equipamentos que necessitam de ambiente seco para seu perfeito estado de uso.

4 – Organize o seu quadro de ferramentas

Além de visualmente bonito, o quadro de ferramentas de uma oficina mecânica auxilia na limpeza e na contagem desses equipamentos. Somado a isso, desenhe o local de cada item no seu respectivo nicho, criando assim uma “vitrine” de tudo que fica ali disposto.

Pronto! Agora que você já tem nossas dicas, utilize nossa hashtag #eusoumundomidia e tire uma foto da sua oficina e mostre para a nossa equipe!

Oficina Integrada - Sistema de Gestão Online