Conheça 6 modelos de gestão para a sua empresa!

O assunto de hoje é: modelos de gestão. Esse assunto é de suma importância na hora de decidir que tipo de líder que você é. Vamos falar sobre os 6 principais modelos. Pega aquele café e venha entender mais do assunto.

1- Gestão democrática

A gestão democrática permite que os colaboradores participem das tomadas de decisão da empresa. Dessa forma, o gestor receberá opiniões e o engajamento dos colaboradores é maior.

Nesse modelo, todas as partes devem estar em acordo para que funcione. Caso contrário, opiniões opostas, pois isso faz com que atritos surjam na equipe e cause diversas situações negativas para a empresa.

Assim, o ideal é que esse modelo seja aplicado por líderes experientes e capacitados, para que saibam coordenar a equipe e chegar a um consenso.

2 – Gestão meritocrática

Esse modelo baseia-se na meritocracia, ou seja, os gestores usam o esforço e performance como paradigma de avaliação.

A ideia é fazer com que toda a equipe se empenhe a entregar os melhores resultados, já que para ser reconhecido pelo gestor, é preciso mostrar o seu melhor. Mas aí que mora o perigo.

Criar um ambiente meritocrático é criar um ambiente muito competitivo e que pode acabar afetando as relações do time. Além disso, isso pode criar uma grande pressão para os colaboradores, pois se sentem na obrigação de entregar sempre os melhores resultados sem falhas na performance.

Para que esse modelo funcione, é preciso que o líder seja imparcial e que entenda os limites de seus colaboradores.

3 – Gestão com foco em resultados

A gestão com foco em resultados preocupa-se com o produto final, deixando em stand by o planejamento e métodos para se atingir tais resultados.

Empresas que precisam de agilidade em seus negócios podem preferir usar esse modelo.4 – Gestão com foco em processos

Faça bem feito! O lema desse modelo é que todas as ações realizadas pela empresa devem ser feitas da melhor maneira possível, com margens mínimas para erros.

Esse tipo de modelo favorece empresas que desejam resultados duradouros, por exemplo, a criação de um site.

5 – Gestão centralizada

Aqui a figura de destaque é o gestor. É ele quem coordena as decisões da empresa. Assim como outros modelos têm seus prós e contras, a gestão centralizada também tem os seus.

Por um lado, a equipe possui pouco lugar de fala nas decisões da empresa. Por outro, o líder focado pode ajudar mais os profissionais inexperientes a terem suas primeiras experiências de trabalho da melhor maneira.

Por isso o líder da empresa precisa ser uma figura que dialoga bastante e que seja carismático.

6 – Gestão por cadeia de valor

E para encerrar nosso assunto de hoje, temos a gestão por cadeia de valor. Esse modelo procura atender as necessidades do cliente. É o modelo que mais exige pesquisas de mercado para entender o público.

Por fim, os gestores que seguem esse perfil costumam seguir processos que se adaptam à realidade que o cliente demanda.

E você? Qual seu modelo de gestão?