Tecnologias exponenciais em 2022: conheça as principais tendências

Tecnologias Exponenciais - Fonte: Pexels

Tecnologias exponenciais são aquelas que seguem uma curva de crescimento exponencial, mudando até mesmo como a sociedade funciona ou vê um produto. A inteligência artificial, redes sociais e Internet das coisas, são apenas alguns dos diversos exemplos que temos atualmente. E a tendência é que cada vez surjam mais dessas tecnologias, de forma a revolucionar o mercado que conhecemos de várias maneiras. Confira a seguir algumas tecnologias que prometem ser tendência esse ano.   

Neurotecnologias 

Essas são as tecnologias que se voltam para o cérebro, de forma a interagir, investigar, pesquisar e obter informações das atividades neurais. Com aplicação principalmente na medicina, essas tecnologias, como nanochips e estimulação transcraniana, vem sendo explorados para auxiliar pessoas com deficiência, doenças neurológicas e muito mais. Diversos estudos vêm mostrando resultados surpreendentes em pessoas com doenças de Parkinson, Alzheimer e Epilepsia, permitindo uma melhoria na qualidade de vida dessas pessoas. 

Nanossatélites 

A comunicação é uma das indústrias que mais recebe investimento e vem trazendo novas tecnologias exponenciais. A tecnologia 5G já está se tornando realidade, assim como nanossatélites, que permitem melhorar a comunicação, pesquisa e obtenção de dados geográficos. Bem como a conectividade em regiões mais distantes e mais interioranas, que costumam apresentar problemas ainda.  

Biologia sintética 

Com a pandemia, uma área que pode crescer exponencialmente nos últimos anos foi a biologia sintética. Por meio da manipulação genética é possível obter resultados melhores na criação de vacinas, produtos, sementes, e em outros diversos campos da saúde. Vários tipos de doenças genéticas ou provindas de vírus e bactérias prometem ser combatidos com essa nova tecnologia. Mesmo com questões éticas envolvidas, esse certamente é uma área que ainda trará muitos recursos e novidades para a humanidade.  

Manufatura aditiva 

Amplamente associada com impressoras 3D, a manufatura aditiva permite a produção de artigos de maneira imediata por meio de modelos digitais. Hoje em dia já existem diversas aplicações como impressão de joias, roupas, próteses, calçados e até mesmo comida. As aplicações da manufatura aditiva podem ser vistas em quase todas as áreas, e prometem revolucionar os métodos de produção que se existem. Já imaginou poder imprimir sua própria roupa em casa? 

Energia 

Uma das maiores questões atualmente é energia, como obter energia de forma menos poluente e com menor desperdício. Energia eólica e solar, já são adotadas por algumas regiões e permitem a geração de energia de maneira sustentável. A ideia principal é construir sistemas que permitam uma utilização mais inteligente da energia, com menor desperdício, menor geração de poluentes, e que seja renovável.  

Confira como as tecnologias exponenciais podem ajudar a sua empresa a crescer.