Sua Empresa é Transparente com os Clientes?

Vivemos em uma época onde a informação é de acesso cada vez mais fácil. Além disso, talvez o tema mais presente no dia a dia dos brasileiros hoje é a honestidade e transparência, seja qual for o viés político ou ideológico. Neste contexto, os clientes estão cada vez mais exigentes quando o assunto é transparência nos serviços que eles contratam. No texto de hoje vamos explicar melhor sobre esta importância e dar algumas dicas para sua empresa melhorar neste quesito.

Empresas que não são abertas com seus clientes, por mais que não estejam realizando nenhuma prática ilícita, tendem a levantar suspeita. Imagine você levando seu notebook para manutenção. Com certeza há vários dados e informações pessoais na memória e que você não quer que sejam perdidas, muito menos expostas publicamente. O prazo estipulado para a manutenção foi de 4 dias e ao longo deste período a Assistência Técnica não entrou em contato com você em nenhum momento com informações sobre o andamento da manutenção. Ao final do prazo você continua não tendo informações, então procura a empresa querendo notícias e apenas é informado que ainda não conseguiram finalizar o reparo. Se isto se repete por mais 1 ou 2 dias você fica extremamente insatisfeito com o serviço, mesmo que o objetivo inicial tenha sido atingido (o conserto do notebook) e você fica preocupado pois não sabe o que aconteceu com seu aparelho durante este prazo para que houvesse tal atraso. Você não tem ideia, mas isto só aconteceu porque uma peça que precisava ser trocada não constava no estoque e demorou para chegar. Qual seria o problema em você ter esta informação?

Este exemplo, como tantos outros, nos mostra como a transparência na prestação de serviços contribui para uma relação de confiança entre empresa e cliente, sempre em busca da satisfação. Agora vamos mostrar algumas ações simples para otimizar este conceito em seu negócio.

Seja honesto desde o início

Transparência não é fundamental apenas quando a pessoa já contratou o serviço. É necessário, desde a etapa de publicidade e o primeiro contato do possível cliente, ser bem claro no que seu negócio é ou não capaz de oferecer. Não tente engana-lo pensando que após a contratação você dará um jeito de resolver o problema. É necessário ter total compreensão do seu negócio para não frustrar o cliente.

Contato é fundamental

A partir do momento em que um cliente contrata seu serviço, o mesmo cria a expectativa de que seu problema será solucionado. Você terá um grande diferencial com relação ao mercado se oferecer a ele uma atualização constante do status do serviço. Utilizar uma Ordem de Serviço e enviá-la ao cliente, seja por e-mail, SMS ou WhatsApp é uma ótima forma de mantê-lo atualizado. Os sistemas Nuvem Gestor e Oficina Integrada oferecem esta e muitas outras funcionalidades ao seu negócio.

Transparência não é dar desculpa

Tenha muito cuidado com o conceito de transparência no contato com o cliente. Não pense que apenas por mantê-lo informado o mesmo ficará satisfeito com o serviço mesmo ocorrendo algum problema. Ao mesmo tempo que sua empresa deve prezar pela honestidade, deve também trabalhar constantemente para evitar falhas e não ter que ser transparente de novo por este motivo. Além disso, não use qualquer fato para justificar um problema com o cliente. Nos dois casos sua empresa ficará com fama de “arrumar desculpa” para tudo e de não cumprir o que promete.

Sempre ouça o cliente

Ser transparente também é estar sempre aberto ao contato do seu cliente. Sempre esteja aberto a opiniões, críticas e sugestões sobre seu negócio. E você não precisa somente esperar que ele entre em contato, ofereça a ele a oportunidade de se expressar. O Nuvem Gestor e o Oficina Integrada também possuem esta função. Sempre que se finaliza uma Ordem de Serviço você pode enviar ao cliente uma pesquisa de satisfação sobre o serviço prestado e sobre a própria empresa. Esta é uma excelente oportunidade de saber se seu negócio está indo no caminho certo.

Com este texto você conseguiu entender a importância de ser transparente com seu cliente? Compartilhe conosco suas experiências.

Nuvem Gestor | Sistema de Gestão Online