O segredo para ser mais produtivo

O dia só tem 24 horas e para o empreendedor dar conta de fazer tudo nesse tempo, ser produtivo é pré-requisito.

Ser empreendedor não é uma tarefa fácil, as demandas surgem a todo momento. São atividades, reuniões, planejamento, alinhamento com os funcionários… Uma chuva de tarefas, onde é preciso um guarda-chuva de produtividade para dar conta de tantos afazeres em pouco tempo. Mas não se preocupe, a Mundomídia reuniu para você algumas dicas de como ser mais produtivo, confira.

Comece planejando seu dia na noite anterior. Liste tudo que você precisa fazer para o dia seguinte. Não tente abraçar o mundo, determine o tempo suficiente para uma coisa de cada vez.

Caso apareçam tarefas ao longo do dia, crie uma lista “para mais tarde”. Quando você completar todas as atividades propostas, comece essa lista. Não misture as duas, pois a chance de você não completar nenhuma é grande.

Lembre-se de não adiar as tarefas. Se precisar fazer isso, deve ser por um grande imprevisto, tente cumprir ao máximo o seu planejamento inicial. Afinal, se você não desempenhar a atividade agora, quando irá? Apenas faça, pessoas produtivas não ficam pensando em como fazer, elas fazem.

Cada um possui seu próprio pico de energia. Alguns possuem mais disposição pela manhã, outros pela noite. As tarefas mais chatas e longas devem ser desempenhadas no seu momento de pico. Assim, você vai render mais.

Há várias técnicas, ferramentas e aplicativos que ajudam no rendimento, o Kanban e Pomodoro são as mais famosas. É importante ressaltar que não existe a certa, existe a que serve para você. Por isso, pesquise, teste e avalie o que realmente te ajuda.

Às vezes, não é preciso definir um método de ajuda, evitar a procrastinação já é suficiente. Geralmente, quando procrastinamos é porque não vemos sentido no que temos para fazer. Para reverter esse quadro, é preciso definir suas prioridades e entender porque está realizando aquela tarefa.

Uma dica é dar fim às distrações como Facebook, Instagram, WhatsApp, televisão e Netflix. Reserve um tempo para essas atividades. Não limitar um momento pode atrapalhar o desenvolvimento das suas tarefas e diminuir o seu rendimento.

Ser uma pessoa produtiva significa dizer mais não que sim. Não para outras atividades e também para pessoas, principalmente, pedidos de outras pessoas. Perceba o quanto você realmente dá conta das suas atividades e quanto você pode adicionar novas que são solicitadas. Lembre-se de que você não deve desempenhar todas as tarefas, delegue aos seus funcionários.

Além de delegar, você pode utilizar sistemas que otimizam tarefas operacionais. Os softwares de gestão auxiliam no controle de estoque, fluxo de caixa, cadastro de clientes, fornecedores e pedidos, além de emitir orçamentos, ordens de serviço e muitas outras funções. Administrar junto à esse tipo de sistema é mais prático e poupa tempo.

Tempo é um recurso muito precioso e muitas pessoas acham que por isso, não precisam dedicar um tempo para si. Você ter um tempo para você, para se cuidar e relaxar. É legal fazer alguma atividade física, que libera várias substâncias que fazem muito bem para o corpo. Escolha um exercício que te faça bem e acalme. Cuide também do seu sono, dormir é primordial para conseguir produzir.

Tudo é uma questão de hábito, não é na primeira semana que você conseguirá ser produtivo. Crie pequenos costumes e não se esqueça de fazê-los todos os dias.

 

 

nuvem-gestor