Networking é uma palavra recorrente principalmente para quem trabalha no mundo do empreendedorismo. Na tradução literal, network significa rede, e no caso profissional se refere a rede de contatos que se estabelece com outras pessoas. Confira a seguir um pouco mais sobre networking e suas vantagens.
O que é
Networking é trabalhar a rede de contatos, seja trocando informações, estabelecendo colaborações e parcerias ou através de uma ajuda mútua. Dessa forma, o networking pode ser aplicado nas mais diversas áreas profissionais, auxiliando no desenvolvimento da carreira profissional.
Com o networking pode-se estabelecer relações profissionais que trazem diversos benefícios, como troca de informações, indicações, contato de possíveis investidores, novos clientes, etc. Construir uma boa rede de contatos pode abrir diversas portas e trazer novas oportunidades profissionais.
Vantagens de fazer networking
Ter uma boa rede de contatos pode fazer a diferença em certas situações e com certeza tem vários benefícios nas mais diversas áreas. Confira a seguir algumas dessas vantagens.
Para a carreira
- Indicações e recomendações para novas vagas ou cargos
- Crescimento profissional
- Pessoas com interesses em comum
- Acesso à novas oportunidade
- Suporte para esclarecer dúvidas
- Acesso à informação
- Visibilidade profissional
- Boa reputação
Para os negócios
- Aumenta a visibilidade do negócio
- Oportunidades de parcerias
- Acesso à bons profissionais
- Possibilidade de realizar benchmark
- Maiores chances de expansão
- Informações sobre o mercado
- Acesso à possíveis investidores
- Novos clientes e possíveis indicações
Como fazer networking
Para quem está começando ou quer melhorar a rede de contatos, é preciso colocar em prática algumas ações. Confira a seguir algumas maneiras de fazer networking.
1. Participe de eventos
Para poder fazer networking é preciso conhecer e conversar com pessoas. Portanto, a primeira dica é participar de eventos corporativos ou eventos da sua área. Até mesmo explorar eventos de outras profissões para estabelecer colaborações.
2. Use as redes sociais a seu favor
Hoje em dia com LinkedIn, por exemplo, é possível utilizar as mídias sociais para estabelecer contato com outras empresas e pessoas do ramo. Para um primeiro contato ou abordagem, utilizar as redes sociais pode ser uma ótima forma.
3. Mantenha contato e estabeleça um fluxo de informações
Não adianta conhecer e não usufruir desse contato. Após estabelecido a primeira troca de informações, é preciso cultivar a relação de maneira a trazer benefícios para ambos os lados. Portanto, tente manter uma conversa regular e passar informações para as pessoas da sua rede, de forma a fortalecer a interação e manter um engajamento.
4. Faça perguntas
Por fim, utilize sua rede de contatos. Pessoas que já passaram pelos mesmos processos ou que estão mais tempos no campo de atuação podem servir como base para seus próximos passos. Utilize a experiência dos outros e faça perguntas.