O principal erro de quem vai empreender em 2021 – essa sugestão pode valer ouro.

qual negocio montar em 2021
ideias de negocios para 2021

Inicialmente, o empreendedor precisa entender o mercado em que vai atuar. Para entender esse mercado, é muito importante que se faça uma análise local e global. Parece obvio que o empreendedor irá analisar o mercado, porém, mesmo que seu negócio seja local, é importante realizar também uma análise global. A pergunta que faço é – qual a tendência global para isso ou aquilo que você pretende empreender?

Com base nessas tendências, podemos buscar inspiração para encontrar em qual ramo de atividade você poderá empreender nesse próximo ano.

Se você já possui um negócio, talvez você pretenda aperfeiçoar, buscando mais lucro ou oferecendo mais algum produto ou serviço agregado para seus clientes. Para isso também é importante fazer uma análise local e global, porque fazendo isso, você obterá maior chance de acertos.

Não cometa erros absurdos, como empreender sem fazer esse tipo de análise. Dependendo do tamanho do seu empreendimento, as vezes não seja necessário fazer uma pesquisa de mercado complexa para o produto ou serviço que pretende lançar. Mas vai aqui uma dica que já ajudou muita gente.

Todo o ano, o Pinterest Predicts divulga uma previsão de mercado com base nas buscas realizadas nos últimos 12 meses. Sabemos que não é fácil prever o futuro, porém na última previsão, eles acertaram 8 das 10 previsões que fizeram.  O Pinterest é uma rede social com milhões de pessoas pesquisando todos os dias na plataforma, eles possuem quase que uma verdade absoluta em se tratando de previsão de futuro. As previsões são feitas com informações coletadas internamente em comparação com as buscas realizadas nos últimos 12 meses.

Para esse ano de 2021, foi divulgado um relatório contendo as principais tendências futuras. Previsão que vai de cuidados com a casa, com a pele, com o carro, com a saúde, e até mesmo planejamento de viagens e sobre ideias de empreendedorismo. Para fazer esse texto, eu pesquisei e encontrei exatamente essa informação. Já que haverá muita busca sobre “empreendedorismo”, porque não falar de “empreendedorismo”. Ah! Mas isso é óbvio. Sim, mas não para todo mundo.

Ninguém tem uma bola de cristal, mas não é necessário sair atirando para tudo que é lado, sem rumo, sem direção ou sem saber o porquê. Existem diversas formas de realizar uma pesquisa sobre o mercado futuro. É preciso também muita criatividade para entender para onde o barco está sendo remado.

Sobre viagem, o relatório mostra que os carros deverão ser maiores porque se tornarão espaçosos para diversas atividades. Por exemplo, a busca por motorhome cresceu 40%. As pessoas procurarão por atividades ao ar livre, corrida, campo de flores e barracas de camping. A busca por drive-in cresceu 190%.

Busca por alimentos e bebidas também cresceu, receitas de chefs, atividades gastronômicas, restaurantes e coisas como apresentar bem um prato estarão em alta.

A busca por coisas do lar aumentou muito também, design, decoração, moveis, enfeites e outras coisas relacionados ao conforto do lar, como tapetes confortáveis e almofadas. Maior tempo em casa, significa também a busca por espaços multifuncionais como biblioteca em casa, home office conjugado com quarto e sala de jogos.

Com a moda não seria diferente, o conforto bate o recorde. Outra coisa óbvia – Elegância e conforto devem andar juntos, mas nesse momento em que as pessoas estão prezando ainda mais pelo conforto e bem estar, torna-se evidente que o conforto está falando mais alto que a elegância. As pessoas querem ficar confortáveis em seus home offices, porém, bem vestidas.

Tudo indica também, que o estudo em casa deve aumentar, privilegiando cursos de aperfeiçoamento em diversas áreas. As pessoas irão aprender por si só, de maneira autodidata. Seja culinária, música e diversas atividades manuais.

É importante observar o que se encaixa naquilo que queremos empreender. A melhor forma de empreender, ao meu ver, é fazer o inverso do que tem feito muitos empreendedores – que criam o produto e depois saem procurando quem deseja comprar. – Penso que é um erro muito comum. Vamos pensar assim – por que não entender o que seu cliente procura, depois criar um produto que atenda a necessidade dele?

Espero que de alguma forma eu tenha te inspirado. Se você leu até aqui, imagino que você gostou de pelo menos uma coisa que eu compartilhei com você. Faça o mesmo, compartilhe essas ideias com algum amigo seu. Obrigado.